quarta-feira, 20 de maio de 2009

100 anos de vida e de histórias


Diante da importância do fato histórico da recuperação do prédio e da memória da indústria Matarazzo a Comissão de Registros Históricos, marcou para ontem (terça-feira) uma visita às obras. Além da visita a idéia foi promover uma maior aproximação entre a Comissão e a diretoria da Casa Sol.
Marcamos para as 15 horas e lá fomos nós. Luiz Arnaldo foi o primeiro a chegar e eu logo em seguida. Notei que ele estava numa prosa boa com um senhor muito simpático e assim que me aproximei...a surpresa do dia.
O personagem de chapéu de palha chama-se Florentino Martins e foi o diretor geral da Matarazzo em Marília.
Mas como ele apareceu por ali, naquela mesma hora em que havíamos marcado com o grupo? Só pode ser por conta das forças superiores, ou seja, é aquela história que diz que quando se movimenta uma pedra no chão não se sabe ao certo o que vamos encontrar embaixo dela.
Seu Florentino nos deu uma aula de história e a todo o momento dirigia os olhos saudosos para a construção que estava bem a frente do grupo. Contou detalhes que facilitaram muito o resgate da memória desta fase industrial de Marília.
Ele nasceu no dia 31/05/1909, vai completar 100 anos de vida, e neste mesmo mês está prevista a inauguração das obras de revitalização do prédio em que trabalhou por mais de 33 anos. Será homenageado pela Comissão e pela Casa Sol.
O universo conspira a nosso favor.
Na foto - (a partir da esquerda): Vanderlei, gerente da Casa Sol, vereador Damasceno, presidente da Comissão, Sr. Antonio Martineli, senhor Florentino o nosso ilustre personagem, depois segue o lendário Wilson Matos, Tia Rosalina, Luiz Arnaldo, Regina Moura, Wilza Matos e o Rubens Ramos Coca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário