sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fotógrafo mariliense expõe arte em blog

Quarta-feira, 17 de junho de 2009 10:06
Fotógrafo mariliense expõe arte em blog
Ivan Evangelista Júnior possibilita aos visitantes do site um olhar fotográfico dos ambientes urbanos e rurais de Marília

Agência BOM DIA (http://www.redebomdia.com.br/)
Ricardo Shimizu/Agência BOM DIA


O fotógrafo Ivan Evangelista Júnior, responsável pelo blog Painel Marília; site tem pouco tempo de vida, porém o artista soma 14 mil imagens em seu arquivo pessoal


Chefe de gabinete de uma universidade particular por profissão e fotógrafo por paixão, Ivan Evangelista Júnior hoje integra o mundo virtual com seus trabalhos e relatos expressos no seu blog intitulado “Painel Marília”, onde, segundo seu criador, os visitantes encontram fotos da cidade, comentários, notícias sobre Marília e seus personagens, paleontologia, fotografia e mais “um monte de coisas que faz um bem danado para as idéias”.

A idéia do blog surgiu quando seus colegas fotógrafos, também membros do Foto Clube de Marília, mantinham a troca de suas fotografias através de e-mails, o que dificultava a visualização por parte das pessoas que não integravam esse grupo. A partir daí surgiu a idéia de compartilhar essas imagens, principalmente com marilienses que hoje moram em outras cidades, para que tenham acesso às mudanças que Marília sofre a cada dia.


Ativo há aproximadamente um ano, o blog já tem seguidores fiéis que acompanham não somente o olhar do artista para as paisagens, como também o levantamento de alguns problemas sociais de interesse público, como a pichação, por exemplo. “É uma forma de chamar a atenção para o que esses grupos consideram arte, mas não é. Há muitas outras formas de se expressar sem degradar nossos patrimônios, porém, tudo isso está diretamente ligado a questões culturais e educacionais”, diz Ivan.

Para o artista, a importância do blog está em exercitar a escrita e a capacidade de síntese dos textos que complementam a história e o olhar do artista em ambientes que, na maioria das vezes, passam despercebidos pelas pessoas.

Ivan ressalta também a positividade da popularização da fotografia com a digitalização das imagens, uma vez que as pessoas se adaptaram a esse imediatismo de tirar as fotos e publicá-las no mesmo dia nos sites de comunicação como Orkut.

Para os amantes da arte, Ivan dá as sugestões. “Fazer caminhos diferentes sempre possibilita a descoberta de coisas novas, inclusive aquelas que resistiram ao tempo, como as casas de madeira e os antigos prédios dos bairros.”

Paralelo ao blog, o artista conta com 500 fotos da cidade e da região publicadas no site www.panoramio.com, que traz como diferencial a visualização do local exato através do Google Earth.

Um comentário: