domingo, 28 de junho de 2009

Os jardins de Marília


Agora, ouvindo a Rádio Cultura Brasil, Tom Jobim ao piano...só felicidade.
Bateu a inspiração para falar dos jardins da nossa cidade, isso mesmo, os jardins que nem sempre são percebidos porque agora estão mais tímidos, mais escondidos.
Pretendo fazer uma série de fotos sobre estes jardins para que nas andanças dos dias, vocês possam também apreciar os detalhes. Começo com este conjunto de pés de “pingo-de-ouro” que esculpido pelas hábeis mãos do jardineiro, o transformou no letreiro anunciando a empresa metalúrgica.
Onde fica? Na rua Coelho Neto [IE1] , bairro São Miguel, tendo ao fundo a Indústria Matarazzo.
Lembro da infância, o jardim da casa da minha Tia Nica, que ficava na mesma rua onde hoje está instalada a Marcom Metalúrgica. Não faltavam as Margaridas, as Rosas vermelhas e cor-de-rosa, as rosinhas brancas que dão em pencas e servem também para um bom chá e para lavar os olhos com irritação, a Palma de São Jorge, para cuidar do mau olhado e a Comigo Ninguém Pode.
Final de tarde, balde improvisado com a lata amarela das azeitonas Colosso, cigarro no canto da boca, a tia regava as plantas, uma a uma, enquanto na área, penduradas, as Avencas e Samambaias aguardavam sua vez. Ai de quem ousasse por a mão nas folhas da Avenca.
O fotógrafo Manuel Joaquim Pires (o chinês mais legítimo de Marília), grande amigo, tem foto da antiga Praça São Bento com as árvores esculpidas em forma de animais. Dias destes passo lá e solicito uma copia para que os amigos possam conhecer também.

[IE1]http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/CoelhoNeto/coelhoneto.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário