domingo, 14 de junho de 2009

Pichadores nas alturas


Até onde chega a ousadia dos pichadores é algo que não cabe em nossas cabeças. Ao passar pelas ruas da cidade é comum observarmos que cada vez mais a interferência gráfica na paisagem urbana é algo que não tem limites.
Falta de espaços adequados para expressar as habilidades artísticas? Não, definitivamente não, é na verdade uma disputa sem limites de ética ou de respeito ao patrimônio público.
Cada pichador, ou cada gangue, tem sua própria marca registrada e o tipo de letra que usam é um meio de comunicação entre eles. Quanto maior o desafio enfrentado, maior será o prestígio entre os colegas ou rivais.
E assim, uma coisa puxa a outra e aquele que se sentiu em desvantagem vai escolher outro prédio, fazer a escalada e deixar lá os registros da desventura.
Escondidos na impunidade da menor idade, abusam da paciência da comunidade com suas latas e rolos de tinta.
Faltou escola na formação? Nem sempre.
Os mais velhos dizem que educação vem de berço e alguns filhos não herdaram dos pais o mmínimo de civilidade e fraternidade.
É uma pena, todos nós pagamos a conta.

2 comentários:

  1. Eu não consigo entender o prazer dessa disputa, enquanto temos tantas coisas para se disputar como a inteligencia ou o coração de alguem. Mas disputar o risco de vida e a falta de respeito com a cidade é no minimo ignorancia.
    Não vejo modos de educa-los, ou puni-los, ao meu ver isso nunca vai mudar, não tem como proibir a venda desse material usado, pois de certa forma outras pessoas usam para outros fins.
    Uma coisa a fazer é abaixar a cabeça para esse povo que propriamente se excluem da sociedade e alegam preconceito, ou porque é pobre, ou porque é preto, mas não fazem nada para mudar esse pensamentos, bem pelo contrario, só aumentam nossas certezas de nos permanecerem longe deles.

    ResponderExcluir
  2. Não estou generalizando, pois sei que a maioria é gente de dinheiro que tem tudo pra crescer na vida e se perde fazendo algo que não lhe tras nada de valor.
    Mas sabemos que as pessoas que "pixam" rabiscos nas paredes, não são as mesmas que transformam uma parede destruida numa obra de tintas misturadas, os chamados "grafiteiros" que possui talento para tal coisa.

    ResponderExcluir