quarta-feira, 22 de julho de 2009

O roteiro dos ipês em Marília




O mês de julho é sempre muito especial e é também o tempo das floradas dos ipês. Não tem como passar pelas ruas e não notar a presença das flores que cobrem os galhos e ainda forram as calçadas e o asfalto, como um tapete natural.
Quando escrevi o Guia de Roteiros turísticos de Marília dediquei um capítulo aos ipês, convidando os marilienses e visitantes a percorrem os corredores multicoloridos.
No dia de hoje eu refiz parte deste roteiro para reencontrar as velhas companheiras com suas novas flores. O exercício de ser turista por um dia em sua própria cidade começa com você escolhendo um ponto elevado, de onde possa ter uma boa visão de toda a cidade.
Tenha em mãos um mapa, são vendidos nas bancas de revista por um preço bem convidativo e, cada vez que avistar uma copa de árvore florida, anote a referência no mapa. Não se esqueça de manter o mapa sempre na posição das coordenadas cardiais, isso vai facilitar a sua localização espacial.
Se for adepto de aprender novas tecnologias, aproveite e se utilize também de uma bússola. Depois é só ir se deslocando na direção dos pontos indexados e fazer as anotações. Se a condição física estiver em ordem faça os roteiros a pé assim, você poderá ter maior contato com mais informações visuais sem se preocupar com o trânsito e a direção.
Parece que conhecemos tudo onde moramos mas com uma caminhada mais atenta e, motivada, neste caso o roteiro dos ipês, descobrimos muitas outras coisas que os olhos não leram anteriormente. Eu, por exemplo, descobri alguns pés de Cerejeiras que nunca havia observado em algumas ruas e casas da cidade. Elas também florescem na mesma época.
Além destas fotos que você, amigo leitor, está vendo aqui, poderá ainda conferir mais algumas no site do Panorâmio (http://www.panoramio.com/photo/24742979).
E então, vamos nessa ? Não perca tempo, as flores duram pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário