terça-feira, 14 de julho de 2009

Pintando a cidadania (e não a cidade)


Passando pela Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, hoje a tarde, uma cena me chamou a atenção. O rapaz estava pichando o painel do ponto de ônibus, ali, sob a luz do sol, de cara limpa como se diz na gíria.
Achei estranho é claro, justamente pelo fato dele estar muito a vontade e sem pressa alguma de terminar a tela. Parei a moto e pedi permissão a ele para fazer a foto, no que fui consentido.
Notei que ele usava a camiseta da Secretaria da Juventude e foi aí que me lembrei do projeto “Pintando a Cidadania”, a primeira inciativa de trabalho com a comunidade da mais nova Secretaria de administração municipal.
Idéia legal, os meninos e meninas param de pichar muros e paredes públicas e passam a desenvolver sua arte em espaços, também públicos, mas especialmente destinados para isso.
É uma forma de atrair e educar a turma do contra, aqueles outros pichadores que na calada da noite escalam prédios e deixam sua marca registrada nas testeiras e laterais, algo parecido com o xixi no poste que os cachorros utilizam para demarcar territórios.
O artista da foto é o Fofão, eu o conheci no local, mas já deu para sentir que é daqueles que vai puxar outros para a legalidade, gente do bem.
Quer saber duma coisa, gostei do que vi. Há quem possa dizer que isso não é arte, que a cidade vai ganhar novas telas que nem sempre agradam a todos e outros argumentos.
Fico com o lado bom da iniciativa, fico com a alegria de eles poderem expor seus trabalhos, de poder assinar e receber as críticas que vão surgir naturalmente, tanto as positivas como as negativas. Faz parte, na bienal é assim também.
Vamos acompanhar de agora em diante se as pichações aleatórias vão diminuir de fato.

Um comentário:

  1. Ivan,

    eu também ainda não tinha entendido exatamente como seria aplicada a filosofia da nova Secretaria (acompanhei pela web sua criação) mas me parece positiva.
    Noutras cidades tenho visto coisas semelhantes em relação aos grafiteiros - diferentes dos pixadores -, às vezes por iniciativa pública, às vezes respaldadas por empresas, ou mesmo inpulsionado por grupos "do bem", como esse você clicou...
    Sempre será melhor que as tristes pixações!
    Faça-nos esse favor, continuando sua garimpagem sobre esse movimento na cidade e postando aqui no blog.
    Abraços

    ResponderExcluir