sexta-feira, 23 de outubro de 2009

As hortênsias da dona Erminda



Já comentei com os prezados leitores sobre algumas pessoas que encontram uma forma de preencher o tempo (e não passar o tempo) com atividades úteis e que ainda resultam em benefícios para outras pessoas.
É o caso do nipônico anônimo que cultiva alguns pés de frutas, cana e até flores nos terrenos que beiram a Fazenda Cascata, imediações do aeroporto. Tem também um outro personagem que resolveu plantar pés de boldo e flores em boa parte da rua Cincinatina, ou aquele outro senhor que plantou várias espécies de árvores na área de acostamento da rodovia Marília – Padre Nóbrega (lado direito), entre outros tantos personagens anônimos.
No meu bairro, por exemplo, tem um senhorzinho e uma senhora, já bem de idade, que todos os dias varrem toda a extensão da rua e ele, mais ativo ainda sai varrendo por outras ruas.
A fotoquefala hoje encontrou outra personagem e desta vez conseguimos o o nome.
A casa da Da. Erminda Mota fica na esquina da av. Rio Branco com a rua 24 de dezembro, solitária, a Rio Branco com o passar dos anos foi se tornando rua comercial e só algumas casas ainda abrigam famílias.
Era por volta das 7h30 da manhã, ela estava na frente da casa, ares de quem acabava de se levantar da cama e apreciava o movimento. Debaixo da janela, em pé, ela observava suas flores no jardim, belas (*)hortênsias e o conjunto de informações visuais foi o que me chamou a atenção.
Da. Erminda tem aquele ar de gente que gosta de conversar, de fazer novos amigos, tem também um ar de vovó e acaba atraindo os nosso sentidos.
Foi daí que se iniciou o diálogo:
- Bom dia, belo jardim o seu.
Uma pausa, um olhar,observação e a resposta: - este ano eu pensei que não fosse ficar tão bonito assim.
- Mas por que, perguntei.
- Choveu muito, fez frio fora da medida, as folhas amarelaram...mas vingou.
- O senhor gosta de flores? Já foi em Gramado (RS) e viu as hortênsias de lá?
- Gosto muito, principalmente quando estão tão bonitas e viçosas assim. Posso fazer algumas fotos?
- Claro...é para o jornal?
- Também, mas é para alguns amigos da internet, pessoas que apreciam fotografia e gostam de saber mais sobre a nossa cidade.
- Fique a vontade, pode fotografar, e não esqueça daquela ali, cor-de-rosa. Sabe, eu comecei com uma muda de hortênsia azul e fui tirando galho daqui e dali e replantando e acabou dando essa variedade de cores!
Meu filho é engenheiro agrônomo, disse que o solo precisa estar bem adubado e coisa e tal, mas eu jogo mesmo são as folhas que ficam velhas nos pés das plantas.
O senhor sabe que tem um monte de gente que passa aqui e puxa assunto comigo, só para ficar vendo as flores?
Lá (em Gramado) elas “dão” na beira das estradas e ninguém aduba nada!
Pois é Da. Erminda, e aqui em Marília elas estãona esquina da rua, bem no centro da cidade.
Qual o segredo dela para ter flores tão bonitas debaixo da janela? Amor pelo que faz e prazer em compartilhar.
Um beijo pra senhora Da. Erminda.
(*) O canteiro que tem mais flores fica do lado esquerdo da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário