sábado, 3 de outubro de 2009

Minha segunda exposição "Sem Teto" e a limpeza da Cascata




E lá fomos nós no sábado acompanhar a operação de limpeza da represa Cascata.A fotoquefala não pode perder estas oportunidades.
Me atrasei um pouco por conta de comprar alguns prendedores de roupa para poder montar a exposição de fotos no local. São várias fotos, uma coletânea considerável devo dizer, todas mostrando as belezas e os problemas ambientais que este espaço enfrenta e já enfrentou.
Estavam lá dando suporte o Rotary Clube, os Bombeiros com a equipe de escafandristas, a Polícia Militar, a Emdurb, os meninos e meninas do Grupo de Escoteiros de Marília, os atiradores do Tiro de Guerra, os membros da ONG Rio do Peixe, as Secretarias Municipais do Verde e de Serviços Urbanos, representantes da Câmara Municipal de Marília, da Comissão de Registros Históricos, do Fotoclube de Marília e os pescadores, habitues do local.
Uma grande mesa oferecia aos participantes um verdadeiro banquete dos deuses para repor as energias ou mesmo para se preparar para a jornada dura pela frente; limpar o lixo d as margens da represa e de todo o entorno. Maçãs frescas e vermelhas empilhadas chamavam os olhos curiosos, um bolo recheado de goiabada, bananas nanicas aos montes (aliás como tinha banana) , fonte de potássio, pãezinhos macios e potes de margarina para todos os gostos.
Na chegada os inscritos para a tarefa de cidadania ganharam um kit contendo: uma camiseta decorada com a ilustração “Dia Internacional de Limpeza nos Rios e Praias”, um boné, um par de luvas de borracha, uma cartilha com informações do programa e um adesivo com a logo oficial do evento, que já aconteceu nas cidades de Rio Negro-PR e Mafra-SC, Na Fazenda Rio Grande-PR, em Maringá-PR e hoje em Marília.
Barriga cheia, mãos à obra. Os grupos foram divididos por setores; terra e água, cada qual com a sua função.
Os bombeiros mergulhadores, com o apoio de um barco, buscavam o lixo acumulado no fundo da água, voluntários da ONG Rio do Peixe se locomoviam em dois caiaques, beirando as margens e recolhendo a tranqueirada que não devia estar lá, os escoteiros se incumbiram da área da margem esquerda da represa, acompanhados pela turma do Rotary, enquanto que os atiradores do Tiro de Guerra ficaram com a área lateral da margem direita.
Entre duas placas de avisos sobre perigo dos carrapatos e da febre maculosa eu estendi meu varal improvisado e fui pendurando as fotos.
Em pouco tempo estava organizada a primeira exposição de fotos da Cascata in loco e foi muito gratificante receber e acolher os olhares curiosos. Levei fotos que mostram a Cascata em todas as suas fases: na cheia, na baixa, com vegetação exuberante nas margens, ou cenas da grande queimada que deixou a cidade no escuro, em pleno dia, em razão da fumaça negra que cobriu o céu.
Um dos visitantes comentou: foi um dia difícil este, tivemos que suspender as atividades na loja porque a fumaça tomou conta do ambiente e os olhos ardiam muito.
Dois garotinhos, muito simpáticos, vieram me cumprimentar pelo trabalho. “São suas as fotos?” Respondi que sim e ele me estendeu um aperto de mão seguido de um parabéns. “Moro aqui nas chacarinhas da Cascata, minha casa é ao lado daquela ali”, apontou uma das fotos em que aparece um pequeno vilarejo nas imediações.
Sol forte anunciava que estava na hora de recolher a tropa e juntar o lixo sobre o caminhão para avaliar o resultado. Encheu a carroceria de sacos pretos de lixo de tudo quanto é natureza. O lixo mais curioso? Foram três tubos de televisão que certamente estavam em local totalmente estranho.
Valeu o dia, valeu a operação e a lição de que os cidadãos unidos podem contribuir muito para que a natureza continue nos acolhendo em seus encantos.
E o fato curioso do dia, qual foi ? O ex-governador Orestes Quércia que apareceu por lá de surpresa.
Do que eu mais gostei perguntaria o amigo leitor ? Foi de ver os caiaques coloridos bailando pelas águas mansas, passando em frente aos pescadores, nas margens, fisgando tilápias e lambaris.
Parecia um sonho, mas está a um passo de se tornar realidade. Só depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário