domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um brilho sobre o batom


Todo passeio fotográfico tem inúmeras vantagens, dentre elas, a alegria de rever e conviver com amigos que gostamos e hoje, em especial, o prazer de conhecer o Alfio.

Como não poderia deixar de ser, ele é bom italiano, falador e cheio de assuntos que dariam para compor um belo livro, de imagens e de histórias que ele colecionou viajando o mundo.

Diferente de mim, Alfio tem técnica apurada, se preocupa nos detalhes e seu prazer está em retratar pessoas buscando expressões fortes. Brinco que ele deve ter lido e se inspirado nos profissionais da National Geografic, seus trabalhos estão muito próximos e ricos em detalhes. Vale você conferir os links que ele passou no e-mail anterior.

E foi por isso mesmo que saímos pelas ruas da cidade em busca de rostos. Só para relembrar, o convite e a sugestão partiu da Wilza Matos, nossa companheira de jornada, porta-voz da Dra. Adriana (OAB Marília) que pediu um ensaio e futura mostra sobre as mulheres para o mês de março.



Partimos do saguão da prefeitura rumo ao Mercadão, seguindo pela av. Sampaio Vidal onde já tivemos os primeiros clics, ainda tímidos. Quando se trata de fotografar pessoas não é algo tão fácil assim; primeiro porque o ideal é que elas não percebam a lente capturando o instante e, quase sempre dá-se o contrário, aí é hora de usar da criatividade e da simpatia.



No Mercadão o colorido das flores, e o tacho de pastéis fritando, foram panos de fundo para sorrisos e silhuetas que se portaram não tão a vontade assim. Interessante é que algumas pessoas sentem-se muito bem quando são miradas, fazem poses, bocas e sorrisos e o bom é que encontramos gente assim por lá também.



Próximo destino, a feira-livre na Sampaio Vidal. Só a chegada dos lambe-lambes já causou um certo clima, afinal, câmeras, objetivas e para-sol formam um conjunto que não tem como esconder ou disfarçar.

E lá fomos nós descobrir novos olhares e expressões das mulheres em meio as barracas, frutas e verduras. Mundo rico, daria para ficar ali umas tantas horas.



Andiamo via e novo destino – a maternidade Gota de Leite, onde fomos recebidos de forma muito simpática pela enfermeira chefe Carol. Explicamos a natureza do trabalho e ela se prontificou em nos acompanhar pelos corredores e quartos.

Com muito cuidado fomos registrando as novas mamães amamentando seus bebes e também as gestantes que estavam em trabalho de parto. Ao que indica, as melhores fotos para a exposição vão sair desta sessão.



Alfio, Wilza, foi um prazer compartilhar a manhã com vocês dois. Aos amigos do Fotoclube continua valendo o convite para reunirem suas imagens sobre mulheres e participar da futura exposição na OAB.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz de rever em seu Blog um pouco do que vivi em 30 anos de Marília. Hoje, aposentada, moro em São Paulo perto de meus familiares mas não deixei de amar essa cidade que me recebeu de braços abertos com pessoas especiais como você. Até sempre

    ResponderExcluir