sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bondinho de Marília passa por reforma



O bondinho (fotos) da Emei “Monteiro Lobato” (rua Goiás esquina com a rua Bahia) está passando por reformas e em breve estará pronto para a alegria dos alunos e de muita gente grande que ao passar pela rua Bahia e avistar o velho vagão estacionado entre as árvores, recobra de imediato agradáveis lembranças do tempo de infância.
Além da recuperação física do vagão, na área interna e externa, o bondinho vai ganhar iluminação e outros detalhes que vão recuperar parte da memória da história da cidade.
Segundo relatos de Antonio Augusto Netto Filho, membro da Comissão de Registros Históricos de Marília, o bonde chegou por aqui no ano de 1965, depois de um trabalho do então prefeito Armando Biava e do secretário da Administração Américo Fittipaldi, junto ao governo do Estado.
O bonde foi apresentado oficialmente aos cidadãos marilienses no dia 4 de abril daquele ano. Foi a apoteose do desfile comemorativo do aniversário da cidade. Desde este dia se tornou a principal atração do então Parque “Monteiro Lobato”, que também contava com uma bonita fonte em cascata.
Com a reforma pela qual está passando, o bondinho ganhou também cobertura de fibra que vai ajudar a preservar este patrimônio histórico.
“Merece aplausos esta iniciativa da Prefeitura. A memória nacional e os marilienses agradecem”, afirma o fotógrafo Ivan Evangelista Junior, autor das fotos que ilustram esta matéria.
Mais informações sobre bondes, inclusive o de Marília, podem ser encontradas no site http://hist.antp.org.br/telas/Downloads/Bondessobreviventes.pdf
Publicado no Caderno 2 do Jornal da manhã, edição de 19/11/10

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, Ivan.
    Vagões de trem nos remetem à um modo de vida e a um tempo em que as coisas eram mais simples, portanto mais gostosas. Agora que o futuro chegou a gente quer mesmo é entrar num vagão desse e iajar no tempo pela nossa história até sentir o cheirinho do café saindo do Bule, lá na casa da avó.... café com "broa de fubá" isso é melhor que qualquer outra coisa!

    ResponderExcluir