quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O balaio ecologicamente correto


Meus amigos,
Nada como um bom período de férias para ventilar as idéias e deixar a criatividade correr solta.
Na semana que passou eu ganhei alguns cocos verdes para saborear a água, bebida das mais saudáveis e que substitui tranquilamente o soro fisiológico em casos desidratação ou de reposição de minerais no organismo.
Bebida a água, geralmente abrimos uma tampa na parte superior do coco e, com uma colher, podemos saborear a massa da fruta ainda em formação, mais parecida com um manjar.
Bom, depois disso fica a casca que geralmente jogamos no lixo, ou para quem mora em propriedade rural, joga pelo terreiro mesmo. Aqui em casa é complicado porque deixar na lixeira é quase certo que não será levado.
Pensei em como resolver o assunto e encontrei uma solução bem bacana: o balainho ecologicamente correto.
Fiz um furo maior que atravessa as duas superfícies das cascas para poder escoar o excesso de água que a futura muda vai receber. Nas laterais, fiz furos menores por onde as raízes vão poder absorver os nutrientes da casca em decomposição e já aproveitar o adubo natural.
O bom disso tudo é que levar a muda para o plantio não é mais preciso retirar da embalagem. Basta fazer a cova e plantar como está.
Vou fazer isto com este pé de manga e no futuro conto por aqui o resultado.
Já tinha visto mudas de flores plantadas em balainhos feitos com casca de sapucaia, mas neste caso, ficam suspensos e servem como decoração.
Está lançado o primeiro balaio/coco, o balaio ecologicamente correto.

Foto: feita no estúdio do fundo quintal

Ivan Evangelista Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário