sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A busca pelo Marco Zero da cidade


Copia do Google Map sobre a região central da cidade
Na primeira reunião do ano, da Comissão de Registros Históricos de Marília, entre os vários assuntos, foi levantada a questão da localização do Marco Zero da cidade.
Há tempos eu já havia entrado nesta pesquisa por conta da divulgação dos pontos turísticos da cidade. Ouvi dizer que o ponto zero ficava na Praça Saturnino de Brito, bem em frente ao Soldado Constitucionalista, onde deveria haver um marco de cimento com placa de identificação. Procurei feito maluco e não encontrei e quem passou por ali e me viu rastreando o chão naquele dia...não entendeu nada.
Depois, me disseram que era do outro lado da rua, na calçada da prefeitura, em frente ao antigo lago, ou quem sabe, mais próximo do Ipê plantado por Sua Alteza Real, o Príncipe Mikasa. Também procurei e não estava lá.
Ouvi dizer que numa das várias reformas que já ocorreram na praça, a máquina niveladora arrancou o Marco do seu lugar original e o mesmo não foi reinstalado. Será?
Ouvi mais ontem. Alguém comentou que o Marco poderia estar, ou pelo menos ter como local correto, o cruzamento das Ruas Quatro de Abril, com a Rua Nove de Julho, onde também seria o ponto mais alto da cidade em relação ao nível do mar.
Bem, esta segunda questão o Google Earth me ajudou a resolver. O ponto mais alto da cidade fica exatamente na Rua Dom Pedro, onde está construído o primeiro sobrado de tijolos de Marília, conforme conta a nossa historia. O Google aponta 685 metros de altitude neste local.
Com a ajuda dos amigos Leonel pai e Leo filho, percorremos outras áreas do mapa e fomos tirando as dúvidas sobre diferentes pontos e dos espigões da cidade:– Antarctica, 676 mts.; Paço Municipal, 681 mts; Igreja Santo Antonio, 674 mts; Rodoviária, 678 mts; aeroporto, 643 mts; Nove de Julho com Rua Quatro de Abril, 681 mts.
Fomos mais longe até. Com a ajuda das informações contidas no livro “Serviço de Estatística da Prefeitura de Marília”, autoria do prof. Glycerio Povoas, edição de 1947, digitamos as coordenadas de localização do município no Google Map. Encontramos exatamente a localização da Estação Ferroviária de Marília, o que indica, mais uma vez, que todo o desenvolvimento partiu da instalação e da operação da ferrovia.
Mas e o Marco Zero, onde fica? Estou recorrendo a outros pesquisadores e historiadores (Zé Lyrio, Brasa, Joel, Waldir Cesar) para tentar resgatar esta informação histórica, bem como, aos amigos aqui do Face e da lista do Fotoclube de Marília. Informações gerais são bem vindas.
Obrigado.
Ivan Evangelista Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário