segunda-feira, 28 de maio de 2012

As fotos que falam



Ola pessoal.

Assunto 1
Eu postei no Face estes dias sobre uma menina que fotografa a merenda da escola diariamente (na Escócia) e posta em seu blog as fotos e as críticas sobre a qualidade da mesma. Mandou tão bem que ganhou a atenção e o apoio de um importante chefe de cozinha. Foi interessante também ler que ela fez isto para explicar ao pai, o porque de chegar em casa com "tanta fome", já que na escola servem merenda. A qualidade é péssima e a variedade deixam sempre a desejar, segundo seus apontamentos.

Depois da divulgação, e do envolvimento do chefe de cozinha, a escola "melhorou por um período" a qualidade da merenda, mas ao que parece já voltou ao que era antes.
 Mas ela continua fazendo seus comentários e registros. (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120524_menina_blog_comida_cc.shtml)

Assunto 2
Outro caso em que a fotografia serve como instrumento de pesquisa.
Esta moça resolveu saber até quando um lanche pode durar. Ela acompanha e fotografa diariamente a "vida longa" de um lanche do Mac Donalds, comprado a mais de dois ano, e se espanta com o que vê todos os dias.(http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tema-livre/um-espanto-fotografa-documenta-que-um-lanche-do-mcdonalds-751-dias-depois-de-comprado-nao-se-deteriorou/)
Mas há outros exemplos em que fotografia nos enleva e nos leva para mesas alheias.
No Face, por exemplo, a Celia Ribeiro, jornalista, sempre posta o resultado de suas investidas na gastronomia, nos dando colheradas de suas artes, onde a comida ganha molduras em pratos simétricos e coloridos, com arranjos e detalhes,  status de requinte que reforçam a teoria do "comer com os olhos primeiro". (ontem foi strogonofe, mas tem aquele pão caseiro que vai para a casa da tia ou a dobradinha que já ganhou fama de televisão)
Também no Face, a Bagueteria Orly, diariamente, e bem naquela hora em que a fome começa a apertar (entre 10h30 e 11h da manhã), posta o cardápio do dia e fotos ilustrativas dos pratos que serão parte da mesa apetitosa. Tem fotos que dá para sentir  o cheiro, mesmo estando na tela do computador, coisa que invade os sentidos.
É o neuromarketing, onde são associados uma série de fatores que ajudam na promoção da ideia ou do assunto. Alias, alguém já disse para nunca irmos ao supermercado com fome; alimente-se sempre antes, caso contrário tudo vai lhe parecer mais gostoso do que o normal e a conta sobe.
E tem a TatiSantafé, que nos brinda com as delícias da culinária japonesa e mais recente com fotos de Suhis e de camarões empanados. Orra meu !
Não esquecendo do Alfio, nosso amigo italiano que morou um tempo em Marília, voltou para a Itália e montou seu sonhado restaurante em Siracuza . É de lá que nos envia fotos dos quadros que pinta, quer dizer, dos pratos que ganham vida em sua cozinha, obras de arte . http://afotoquefala.blogspot.com.br/2012/02/uma-historia-um-amigo-especial.html
A partir destes exemplos dá para a gente pensar numa série de situações ou de assuntos que podem ser alvo de estudos e acompanhamento diário, tudo com foto . Assuntos da cidade, do local de trabalho, dos restaurantes ou dos barzinhos que frequentamos, da mesa de casa mesmo, ou do carrinho de lanche. Mas tem também aquela outra sacada legal que é escolher um determinado local da sua casa e registrar por um período o nascer e o por do sol.
Se você mora em uma chácara, como é o caso de meu amigo Cícero, da CM Consultoria, dá até para escolher um ponto onde o horizonte sirva de referência e fazer estes registros nas 4 estações do ano.Difícil?- Nem tanto assim.
Ontem, após o almoço, eu procurava pelos raios de sol que costumeiramente entram pela janela do meu quarto. Não os encontrei.
Com a mudança da estação, os raios de luz  também se mudaram. Pensei em por a câmera sobre um tripé e fazer o registro, de dentro para fora, até a nova estação chegar.
Coisas de louco? - Não, não, são coisas de quem gosta de fotografia mesmo. São fotos que falam.

Por Ivan Evangelista Jr

3 comentários:

  1. Querido amigo, muito bacana esses registros que postou. Vou conferir os links (o do McDonald's eu já tinha visto). Realmente sou fascinada por culinária e adoro registrar os pratos.Meu celular está repleto dessas imagens. Na maior parte das vezes, faço as refeições sozinha em casa. Mesmo assim, não abro mão de "comer com os olhos" e gosto de tudo arrumadinho...rs
    Ah! Sobre o "Pão de Petrópolis", qualquer hora vou fazer um especialmente pra vc e aparecer no Univem com o dito cujo fumegando de tão quente.Espero que tenha uma manteguinha por lá...rs Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivan!
    Tenho certeza de que estas fotos diárias vão gerar um resultado maravilhoso! Tem que virar filminho e compartilhar com a gente depois, heim!
    Obrigada pela lembrança. Eu tento fazer um trabalho diferenciado na fotografia de culinária aqui em Marília, e fico feliz que elas tenham te causado uma boa impressão!

    ResponderExcluir
  3. Iae Ivan todo bom so eu o Rafael da escola antonio reginato so passei aki pra te dizer que sua palestra foi muito boa e parabens por vc ser um cara tao espontanio vc motiva muitas pessoas ate em baixo colocarei um pequeno texto q escrevi fui

    Seres imortais

    O homem vive, luta e vão para grandes guerras não só guerras de mortes, mais também guerras de alma que te levam mais perto do verdadeiro homem, aquele q vive livre e tem na mão o mundo não só este mundo mais também o mundo espiritual o mundo da alma porém duas palavras; espirito e alma elas são capazes de te fazer uma pessoa melhor, n melhor para os outros mais um ser melhor capaz de acordar de manhã e olhar no espelho e ver tudo q você vai fazer pelo dia e pensar nossa e se eu morresse hoje será q eu iria querer fazer as mesmas coisas que faço neste momento da minha vida a minha resposta seria n mais com certeza um dia será sim. Uma boa frase q eu tenho em mente partir de hoje, esteja preparado para a morte porque a morte é a única q todos irão passar por ela e ela n avisa quando será sua hora mais com certeza ela vira na hora certa à morte liberta a vida e viver é morrer a morte é o mais perto q chegamos de deus.

    ResponderExcluir