segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

As ruas da nossa cidade


As ruas da nossa cidade é um projeto bem legal. O objetivo é que as pessoas se informem melhor sobre o cidadão ou a cidadã que foi homenageado pela Câmara Municipal e tornou-se nome de rua. Os artigos serão publicados pelo Jornal Diário de Marília, sempre aos domingos, trazendo, além das informações técnicas, curiosidades sobre a rua pautada.

Rua Pedro Altenfelder, bairro Maria Isabel

Está localizada entre a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e a Rua Cincinatina, contando com 200 metros de extensão. Homenageia a pessoa de Pedro Altenfelder Cintra Silva, que de 1933 a 1938 exerceu a função de 1º Tabelião Interino de Marília, dado que ao ser criada a Comarca de Marília fora nomeado para aquele cargo o cidadão Nelson de Carvalho, que não pode assumir as funções em virtude de impedimento legal, somente fazendo em 1938.
            O cidadão Pedro Altenfelder Cintra era irmão do Deputado Dr. Christiano Altenfelder Silva, genro de Bento de Abreu Sampaio Vidal.
            Durante o exercício interino daquelas funções, teve a seu encargo os trabalhos do Cartório Eleitoral, quando da campanha para a eleição de Armando Sales de Oliveira à presidência da República, eleição essa impedida pelo golpe de 10 de novembro, do Estado Novo, de Getúlio Vargas.
            Deixou Pedro Altenfelder em Marília o conceito de eficiência e honradez. Em São Paulo, para onde regressou, continuou a exercer o trabalho de corretor de imóveis.
            Nasceu em São Carlos em 19 de dezembro de 1898 e, embora residindo em São Paulo, veio a falecer naquela cidade em 21 de junho de 1950.
            Sua filha, Maria Alice Cintra Travitzki, foi casada com o Sr. Rubens Travitzki,  que foi provedor da Santa Casa de Misericórdia de Marília, também foi vereador e cidadão muito atuante em nossa cidade, atualmente residindo no bairro Maria Isabel.
            Uma curiosidade sobre esta rua é a casa do cidadão Leonel Nava, advogado, pai do paleontólogo Wiliam Nava, onde se encontra instalado um dos maiores conjuntos de antenas receptoras e transmissoras de rádio comunicação. Sr. Leonel é radioamador (PY2BMX) e ainda utiliza o sistema de radiotelegrafia para se comunicar com o mundo inteiro. Com altura de 15 metros a antena acaba atraindo pássaros de várias espécies, como por exemplo, as andorinhas que sempre chamam a atenção de quem passa pela rua.

            Outra curiosidade é residência de nº 145, onde atualmente funciona um atelier artístico. O capricho está na utilização de madeira reciclada para decorar a fachada que ganhou detalhes artísticos que relembram as casas de madeira da nossa região.
 
            Devido a proximidade com os limites da Fazenda Cascata, a rua garante aos seus moradores um clima sempre agradável, com brisa amena e cheiro bom de relva. É bem arborizada e tem espécies diversas: Manguba, Ipê, Quaresmeira, Espirradeira, Salgueiro Chorão, e o Alfeneiro do Japão, espécie que foi muita utilizada no passado para o sistema de arborização urbana, mas que hoje é evitada devido ao seu porte e raízes que sempre acabam levantando o calçamento.


            Ivan Evangelista Jr, membro da Comissão de Registros Históricos de Marília
            Publicado no Jornal Diário de Marília em 12/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário