segunda-feira, 7 de julho de 2014

Avenida Hygino Muzzi Filho

A passarela “Paulo Corrêa de Lara”, instalada sobre a rodovia SP 333, também conhecida como rodovia do contorno, é o marco inicial da Av. Hygino Muzzi Filho, principal acesso aos campi universitários de Marília. No sentido centro-bairro, temos em primeiro a Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília - Univem; em seguida, a Universidade “Júlio de Mesquita Filho”, a nossa Unesp; logo adiante, a Universidade de Marília, a Unimar, mantida pela Associação de Ensino de Marília.
Considerando os cursos de graduação, de pós-graduação e os mestrados oferecidos por estas três instituições, temos ali o maior complexo educacional da cidade. Todo este conjunto gera um movimento de pessoas e de negócios, principalmente na área de serviços, que são “puxados” pela demanda das atividades acadêmicas e, também pelos moradores, a maioria universitários, que se instalaram na mesma região.
Além da formação profissional, do conhecimento e da pesquisa, estas instituições geram uma infinidade de serviços para a comunidade, que impactam diretamente nos índices de desenvolvimento econômico e social do município e do país. Podemos apontar, de imediato, as bibliotecas, os espaços de cultura e de lazer, que são de livre acesso para a comunidade, com a vantagem de que estão abertas nos três períodos, durante a semana, e aos sábados, manhã e tarde.
É interessante destacar que as bibliotecas das universidades oferecem, além dos livros didáticos, um acervo muito variado de publicações que são de interesse cultural. As revistas semanais e os jornais, por exemplo, que geralmente têm um custo relevante no orçamento familiar, podem ser lidos com todo o conforto nestes espaços. Há, ainda, os periódicos, publicações especializadas por áreas e assuntos que, muitas vezes, nem imaginamos e estão ali, ao nosso alcance, prontos para contribuir para a melhoria da nossa performance profissional e para o enriquecimento cultural.
Abro parênteses neste ponto para dizer que as bibliotecas, de um modo geral, deveriam ser mais exploradas pela comunidade, e não só pelos estudantes universitários. Há um mundo de saber e entretenimento a ser conhecido em cada uma delas. Hoje, além dos livros impressos, todas contam com acesso ao mundo virtual, aos e-books, aos museus, aos melhores e maiores centros de pesquisas do mundo, às imagens, em tempo real, dos telescópios e câmeras que sondam o universo, mostram o movimento das grandes metrópoles ou das savanas, onde os animais selvagens nem pensam que estão sendo observados por pessoas do mundo todo. Digo aos amigos que as bibliotecas, vistas por esta amplitude de visão, há muito deixaram de ser espaços exclusivos dos acadêmicos e docentes para se tornarem a Disneylândia cultural da comunidade. E nós, marilienses, temos o privilégio de contar com excelentes conjuntos.
Se olharmos pelo lado dos eventos, seminários e congressos, dos encontros profissionais e palestras, entre outras ações, a Hygino Muzzi é o maior centro de convenções da cidade. No Univem, são dois auditórios: o “Aniz Badra”, com capacidade para 700 pessoas, e o “Shunji Nishimura”, para 180 pessoas. Na Unesp, o “Anfiteatro I”, com 150 lugares; na Unimar, o auditório “Sra. Filomena Ottaiano Losasso”, que comporta 600 pessoas. A quantidade de eventos que acontecem em cada um deles, durante o ano todo, é algo que merece ser registrado e mensurado nos índices de informações oficiais sobre o município. É o denominado “turismo cultural e de eventos”, ações que podem durar até uma semana, ou acontecer em um dia, mas que movimentam uma série de outros negócios, diretamente impactados pela concentração de pessoas. Numa rápida relação, apontamos: os serviços de fotografia e filmagem, a imprensa, as gráficas, os serviços de alimentação (coffee break), a gastronomia na cidade, taxis e vans, locação de equipamentos, decoração, os salões de beleza e as lojas de venda e aluguel de confecções e trajes sociais (consideremos o número de formaturas a cada ano), entre outros.
Na Hygino Muzzi, tem ainda a “Praça Pau-Brasil”, aquela da rotatória que dá acesso ao jardim Acapulco. Por acordo entre a prefeitura e o Univem, a praça foi “adotada” pela instituição de ensino, que providenciou de imediato o plantio de 60 mudas da espécie pau-brasil, ipês e ingazeiros, e alguns flamboiam de jardins, fazendo ainda a manutenção regular do gramado. Hoje, as árvores já estão mais vistosas e o novo paisagismo agradou aos moradores e visitantes do campus, um belo cartão de visita que prioriza a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas.
Ao lado da praça, fica um dos reservatórios do Daem, com capacidade de 1.500.000 litros, que ajuda a manter o abastecimento de água tratada para a nossa comunidade, vinda direto da Estação de Tratamento do Rio do Peixe.
Para completar a apresentação da via, destacamos as áreas verdes formadas pelos jardins das universidades, cada qual com suas peculiaridades, formando uma reserva natural que sempre brinda os visitantes com flores coloridas e aromas agradáveis e também enigmáticos. Nos dias de chuva, por exemplo, espalha-se o perfume do pau d'alho, árvore que fica no terreno da Unesp. Da mesma forma, nos jardins da Fundação, chamam a atenção o mar azul e a harmonia  da florada dos agapanthus, a vibração intensa da cor laranja dos lírios, as estrelissas, os hibiscos  e a sutileza das flores dos pés de “barba de bode”.
Hygino Muzzi Filho nasceu em Macaé - RJ. Chegou em Marília em 1928, instalou a “Alfaiataria Carioca” e, depois, a casa comercial “Nova América” (na rua Prudente de Moraes).
Filantropo, foi o idealizador e construtor de várias obras assistenciais da cidade: Associação Filantrópica de Marília, Hospital Espírita de Marília, Creche “Ignácio de Loyola Torres”, Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha” e outras mais, além de fundador e construtor do Climático Hotel de Campos Novos Paulista. Faleceu em 12 de novembro de 1974.

Ivan Evangelista Jr.
Membro da Comissão de Registros Históricos de Marília
Publicado no Jornal Diário de Marília em 18/05/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário