quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Padrão de Qualidade "Fumaça Já!"

As apresentações da gloriosa Esquadrilha da Fumaça sempre são antecedidas de grande expectativa, afinal, podemos dizer que é o maior show aéreo conhecido, e o melhor, pode ser visto por todos sem a cobrança de ingressos. Acompanho a equipe da Fumaça desde criança, creio que todas as apresentações realizadas em Marília eu só perdi uma em razão de viagem.
Adequando-se às normas de segurança o show ganhou melhor performance e estabeleceu regras rigorosas para preservar a vida dos pilotos e a maior segurança dos espectadores. Já tivemos um período em que as manobras mais radicais eram realizadas sobre a concentração da massa,e aquilo nos dava uma sensação de euforia incrível, tamanha a beleza das manobras,  o som indefectível do ronco dos motores e os rastros de fumaça fazendo desenhos na tela de céu de brigadeiro.
Hoje as manobras são executadas respeitando alguns metros de distância do agrupamento humano, com muito mais margem de segurança e espaço aéreo para correções radicais em caso de alguma emergência. Mas nem por isso perderam o brilho, tudo é feito de forma a encantar o público, tudo é previsto no mínimos detalhes, como aquele momento mágico em que as aeronaves se cruzam frente a frente e a platéia faz um coro uníssono de "Uau"!
Michela e seu certificado de "Padrão de Qualidade Fumaça Já!"
Por falar em segurança e planejamento, hoje, por acaso, eu descobri uma das etapas que antecedem as apresentações. Fui almoçar no Don Mantelli, loja anexa ao Supermercado Amigão,e lá observei um quadro bonito e colorido na recepção com a foto das aeronaves da  Esquadrilha e as assinaturas dos pilotos.
Perguntei a Michela Mantelli, proprietária da casa, como foi que conseguiu aquele belo troféu de tietagem. Ela me contou que antes da data prevista para a apresentação um dos oficiais fez a visita ao local para agendar a refeição dos pilotos e da equipe de apoio. Contou também que a opção pela Don Mantelli surgiu a partir da constatação pela aeronáutica de que o restaurante participou, e foi certificado, pelo Programa de Alimentação Segura do SEBRAE.
Este programa tem por meta aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas brasileiras, ampliando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional, bem como de reduzir o risco das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) aos consumidores. Olha só que informação legal !
A Michela comentou também que o padrão de segurança da Esquadrilha é rigoroso. Eles almoçaram às 11 horas em ponto, tempo suficiente para boa digestão até o horário da apresentação (16h); cada integrante do pelotão comeu um prato diferente, tudo orientado pelo médico/nutricionista que acompanhava o grupo. Assim, em caso de uma eventual indisposição alimentar o problema não atingiria o grupo todo e não comprometeria o espetáculo.
Outro detalhe importante é que o quadro em questão foi presenteado no dia do almoço, uma surpresa para a casa Mantelli, e ao mesmo tempo um belo "certificado de qualidade e simpatia".
Fiquei feliz em conhecer mais esta história da querida "Fumaça Já", e mais feliz por saber que proprietários de restaurantes de Marília estão engajados em programa de alimentação segura para seus clientes. 
Todos ganham com esta ação e iniciativa, principalmente, o turismo receptivo da cidade que é responsável pela geração de empregos e renda.
Parabéns ao Don Mantelli e toda sua equipe. O atendimento do nosso almoço foi ótimo, a comida estava deliciosa e o ambiente muito acolhedor.
Turismo receptivo é isso também, é ter sempre boas histórias para contar.

Ivan Evangelista Jr,

é membro da Comissão de Registros Históricos de Marília, 
e também é membro do Grupo de Escuta Aérea Marília (spotters MII)     

Nenhum comentário:

Postar um comentário