domingo, 1 de janeiro de 2017

Nova administração e muitos desafios


Participei na manhã deste primeiro dia do ano das solenidades de transmissão de cargo e posse dos novos administradores de Marília. A primeira foi no gabinete do prefeito, onde oficialmente  o ex-prefeito Vinicius Camarinha fez a transmissão da administração municipal ao novo prefeito Daniel Alonso.


Dois discursos curtos e objetivos, dentro de um ambiente de respeito mútuo, como requer a boa conduta de cidadania e dos cargos públicos. Vinicius entregou a cidade e disse estar ao dispor do novo gestor para o que precisar. Daniel, por sua vez, recebeu a cidade de braços abertos e agradeceu a presença de todos. Tato não esteve presente neste primeiro momento, chegou um pouco adiante para assinar o livro de posse.

Depois fomos até o recinto da Câmara Municipal onde os vereadores eleitos, tendo na presidência o mais votado nesta eleição, Danilo Brigeschi, também tomaram posse dos seus assentos na Câmara e depois deram a posse ao prefeito e ao vice-prefeito. O vereador Marcos Custódio falou em nome dos colegas e fez um discurso pautado na coalisão, dizendo que o objetivo maior de todos os vereadores deve ser o bem estar da população e o desenvolvimento da cidade. Em trecho de sua fala, disse: “Os ventos da mudança sopraram forte em todo o país, desde Foz do Iguaçu até o Amazonas, e aqui em Marília não foi diferente”, referindo-se a mudança de várias cadeiras na Câmara.
Na fala de Marcos Custódio já havia uma clara sinalização de que a eleição do próximo presidente seria menos tensa do que as anteriores e foi o que aconteceu. Por unanimidade foi elerito o vereador Wilson Damaceno o novo presidente da Casa de Leis.
Logo em seguida fomos convidados para comparecer ao Teatro Municipal onde seria dada a posse a apresentação do secretariado que vai auxiliar na nova gestão frente a cada uma das pastas da cidade. Cerimônia muito bonita, foi antecedida por duas apresentações de um coral inspirado e que contribuiu para deixar o ambiente mais leve e menos formal, foi um momento espiritual. Gostei muito.
O Vice-Prefeito Tato
Tato falou primeiro e deixou extravasar um sentimento profundo de missão cumprida, ainda que ela esteja apenas iniciando. Comentou sobre a jornada política para chegar até a vitória, agradeceu alguns amigos especiais presentes pela força e encorajamento e não conteve as lágrimas quando olhando para algumas poltronas vazias à sua frente no auditório disse: “Queria muito que meu pai e minha mãe estivessem aqui. Sou filho de pai cego e de lavadeira e me orgulho de ter chegado até aqui e ocupar um cargo público...”. (https://www.youtube.com/watch?v=l1uLbOKQ1DI)

Enxugou os olhos, retomou a respiração e, olhando a plateia de frente, disse que vai fazer de tudo para que cada centavo pago em impostos seja revertido em favor da população.
Daniel Alonso: herança bendita  
Daniel veio em seguida e mais a vontade. Entre agradecimentos gerais ele mencionou o tamanho da dívida em que a prefeitura se encontra, mas disse também que não reconhece como uma “herança maldita”, pelo contrário, em sua opinião a herança é sempre bendita porque foram eles que desejaram concorrer aos cargos e assumir a prefeitura. Durante a oratória mencionou o nome de um e outro secretário presente e reforçou os desafios que vão enfrentar já a partir de amanhã.
Alinhados atrás da mesa de cerimonial os secretários ouviram atentos, fizeram acenos corporais diante de alguns posicionamentos mais críticos, e vez ou outra levantaram as sobrancelhas em sinal de espanto ou de interrogação pelo futuro que os espera. Pelas lentes da minha Nikon repassei seus semblantes e captei vários momentos em que os olhares divagavam, entremeando os companheiros, numa clara projeção mental sobre os desafios dos próximos primeiros dias.
Foi uma cerimônia discreta, organizada e pautada pela serenidade, sem explosões de ânimos ou desajustes de qualquer natureza. Nossos sinceros votos de que tenham sucesso em suas realizações e objetivos. Somos Marília, torcemos e trabalharemos juntos para que as coisas aconteçam da melhor forma e que tenhamos sempre o bom orgulho de estar entre as melhores do país para se viver, trabalhar e ter qualidade de vida.
Parabéns Daniel e Tato, parabéns senhores secretários!


Ivan Evangelista Jr, Chefe de Gabinete do Univem e membro da Comissão de Registros Históricos de Marília

Nenhum comentário:

Postar um comentário