quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Marília - Capital Nacional do Alimento

Você sabe quando e onde surgiu este slogan? Foi no final da década de 90 e foi lançado no dia do aniversário da cidade de Marília, salvo engano, em abril de 97. Joãozinho Barion era o presidente do CIESP/Marília e contava com o apoio e participação de vários empresários..
Juntaram alguns números bem interessantes relativos a produção industrial de alimentos e perceberam o impacto do setor no PIB local. Reuniram informações que poucos conheciam, como por exemplo: A frota de caminhões responsáveis pela logística de distribuição dos produtos Made in Marília, se colocados em fila indiana, daria uma extensão de mais de 18 km; por meio da análise do volume de vendas registraram que a cada minuto 3 embalagens de produtos marilienses eram abertas e consumidas em várias partes do mundo e mais outras tantas curiosidades. Daí nasceu a ADIMA - Associação das Indústrias de Alimentos de Marília e o slogan da Capital Nacional do Alimento. Digamos que este movimento consolidou a primeira etapa do movimento. E depois, o que veio? Mais recente um grupo de empresários e empreendedores organizou o APL (Arranjo Produtivo Local) de Alimentos. Novamente o CIESP tomou a iniciativa, desta vez, sob o comando Shikao Nishimura, então presidente da instituição. Indústria, mais o conhecimento e expertise dos pesquisadores ligados a universidades e neste contexto de esforços e propósitos coletivos se concretiza a ADIPA Associação de Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos. Mais abrangente e sem limites de território a ADIPA tem 3 pilares como Norte dos trabalhos: 1) Propósito: Construir um mundo melhor por meio da integração, cooperação e desenvolvimento da indústria de alimentos. 2) Visão: Ser referência para a cadeia produtiva de alimentos na integração com empresas, governo, academia e sociedade civil, e no fomento da inovação e da sustentabilidade, gerando assim valor para o mundo. 3) Valores: - Transparência: Colaboração, Comprometimento, Inovação, Excelência, Imparcialidade. E já estão dando passos largos nesta visão de futuro. Recebi a informação da minha amiga Sandra Yamashita Matunoshita de que estivemos representados no maior evento de alimentos que acabou de acontecer na França. Mais de 100 empresários brasileiros desembarcaram em Paris para a Missão Comercial SIAL Paris 2022. O ponto alto deste evento são as Rodadas de Negócios entre brasileiros e compradores internacionais . Além de ser uma grande vitrine é um "treino" para entender e conhecer melhor o mercado europeu que é muito exigente. E Marília, esteve lá? Sim, nosso "embaixador" foi o Edivaldo Colombo, profissional de larga experiência no setor de alimentos e com vivência internacional muito bem consolidada em seu currículo. Concluindo esta longa postagem podemos dizer que a consolidação de uma proposta de posicionamento comercial é a soma de fatores que ocorrem em cadeia temporal, mais a visão inovadora e o comprometimento de muitos profissionais com a causa. Marília ganha, o PIB brasileiro ganha. Quer se manter atualizado sobre esta e outras notas? Siga a ADIPA no Instagram - adipa.alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário