segunda-feira, 5 de junho de 2023

Beleza se põe na mesa

2º Concurso de gastronomia PANC movimenta a região Neste sábado 03/06, aconteceu na Estância Vale da Graça a 2ª edição do Concurso de receitas elaboradas com PANC – Plantas Alimentícias não convencionais. O concurso integra ações comemorativas ao Dia Internacional do Meio Ambiente que tem como data 5 de junho.
O organizador do evento André Yoshimoto, arquiteto de formação, é um entusiasta do tema e também empreendedor do circuito de turismo rural na região de Marília. O sítio Vale da Graça é uma propriedade que se encontra entre as serras da cidade de Vera Cruz (16 Km de Marília).
Com várias cachoeiras,piscinas de água natural, balanços e recantos o sítio é um dos destinos preferidos de quem curte ficar junto a natureza e desfrutar de momentos de tranquilidade. Para quem prefere mais conforto o sítio tem chalé, e para os que gostam de estar bem mais próximos do meio natural há cabanas e mini chalés e você pode optar por armar sua própria barraca. A ideia de promover o concurso de receitas Panc surgiu após participar do curso de Turismo Rural promovido pelo Senar com a instrutora Graziela Grecco. O curso é bem abrangente e um dos módulos é sobre gastronomia típica rural e resgate de culturas e sabores. As Panc são parte da nossa história de vida, antecedem em muito os canteiros de alfaces, almeirões, rúculas e outras espécies. Na lida das lavouras os trabalhadores rurais já colhiam seu alimento durante o trabalho da colheita, nos embornais pendurados no pescoço guardavam a beldroega, o caruru, o maxixe, a pimenta comari, o almeirão bravo, a serralha e outras espécies naturais. Era chegar em casa e preparar a salada ou o refogado e acrescentar ao prato. No primeiro concurso realizado em setembro de 2022 participaram 9 pratos concorrentes com receitas próprias. O vencedor trouxe a receita de ravioli com Ora Pro Nobis, recheado com cogumelos, decorado com brotos de alfafa e ragu de ossobuco. Nesta edição o número de inscritos teve um crescimento de 150% em relação ao evento anterior e os pratos, tanto na composição das receitas, como na apresentação final, surpreenderam a banca julgadora. O principal motor destes concursos é a valorização da cultura cabocla e o resgate de receitas que fizeram parte de histórias e culturas das famílias do meio rural no interior paulista.
A banca julgadora foi composta por quem entende do assunto e após a degustação de todos os pratos tiveram a difícil missão de eleger o melhor, segundo os critérios: Melhor prato; Melhor apresentação visual; Melhor sabor e Originalidade. Um grupo de avaliadores com alto conhecimento sobre gastronomia compôs a banca: Sthefanos Gallos, chefe de cozinha grego, proprietário do restaurante Villa Aratoca; Juliana Gianoni, professora de Alimentos da Fatec Marília e pesquisadora das PANC; Julia Bastos, nutricionista pela Universidade Federal de São Paulo e especialista pela USP; Renata Diniz Chaves, professora de confeitaria e formadora de novos talentos na gastronomia; Glays Regine, trade marketing da Life Tecnologia. O evento com a presença a presença de Cristiane Tinetti, primeira da dama do município de Vera Cruz e membro do Comtur daquela cidade, e Ivan Evangelista, presidente do Comtur de Marília.
O evento fortalece as ações de incremento das rotas turísticas da nossa região que tem por nome RT Alto Cafezal, e reúne propriedades que já atuam no turismo rural, atrativos históricos e culturais, festas típicas e pontos turísticos naturais. No mês de maio o governo estadual instalou totens que indicam as cidades da região como destino. O de Marília está em frente ao Museu de Paleontologia. E para completar o conjunto de ações pró turismo regional a Concessionária Eixo está elaborando um APP com destinos turísticos da região. O aplicativo está em fase de coleta de informações. Fotos: Ivan Evangelista Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário