terça-feira, 6 de outubro de 2009

Paleontólogo acha fóssil de dinossauro herbívoro


No sábado, dia 03/10, a matéria saiu na Folha de São Paulo.
Hoje, 06/10, o assunto é pauta nas edições do Jornal da Manhã e do Jornal Bom Dia.

Animal teria vivido na região de Marília entre 65 e 90 milhões de anos atrás


Talita Zaparolli
Aência BOM DIA


Paleontólogo William Nava escava ao lado das vértebras dorsais do saurópode
Fósseis de um dinossauro foram descobertos pelo paleontólogo William Nava, em uma propriedade rural de Marília. Pela estimativa inicial, o paleontólogo acredita que se trata de um animal do grupo dos saurópodes, provavelmente um titanossauro. O dinossauro herbívoro pode ter alcançado 15 metros de comprimento, 5 metros de altura e cerca de 10 toneladas de peso.

No barranco rochoso à margem de uma estrada, o pesquisador encontrou parte da região pélvica, vértebras caudais e dorsais do animal, mas há estimativa que grande parte do esqueleto esteja lá. “Minha expectativa é encontrar o crânio sob as camadas de arenito. Seria um feito inédito no país, já que é a primeira parte a se desarticular do restante do corpo e se perder.”

As primeiras pistas surgiram em abril, quando Nava descobriu conchas fossilizadas e uma vértebra dorsal de cerca de 30 cm no local. “Ao que tudo indica, o animal morreu na margem do que, na época, seria um rio ou uma lagoa.”

Segundo Nava, as vértebras do bicho estão articuladas, ou seja, na posição que tinham em vida, e esse tipo de descoberta é fato raro no país.

Nava repassou as informações sobre a escavação ao paleontólogo Rodrigo Santucci, da UnB (Universidade de Brasília), que é especialista em saurópodes. Ele será capaz de avaliar, assim que as escavações prosseguirem, se a espécie ainda não é conhecida pela ciência. Junto com o especialista, Nava está pleiteando recursos junto à UnB para dar andamento às escavações, que costumam ser delicadas e exigem recursos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário