segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Turismo regional agora tem fórum próprio

Seguindo as orientações das políticas de desenvolvimento do turismo regional estabelecidas pelo Ministério do Turismo brasileiro, desde o dia 24/02, por meio da realização de reunião virtual com os municípios participantes, foi oficializado o “Fórum Permanente da Região Turística Alto Cafezal”. 


A formação da IGR é critério para que a região Turística faça parte do Mapa do Turismo Brasileiro (http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home) e, na atualidade, são integrantes da região Alto Cafezal as cidades Marília, Garça e Galia. O fórum, como órgão permanente de fomento ao setor terá atenção especial de buscar a integração de mais municípios e atores regionais. Já de algum tempo estão sendo sensibilizados e convidados representantes das cidades de Lupércio, Vera Cruz, Oriente, Álvaro de Carvalho , Ocauçu, Fernão, Júlio Mesquita, Duartina, Getulina, Guarantã, Guaimbê, Alvinlândia, Lucianópolis, Ubirajara .

A primeira condição é que representantes destas comunidades, com o apoio da administração pública, constituam o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O passo seguinte será a elaboração do Plano Diretor de Turismo Municipal que compreende o levantamento das potencialidades turísticas, o resgate da cultural local, o cadastramento dos artesãos em atividade, das propriedades rurais, levantamento das curiosidades e fatos históricos, e toda informação relevante que possa compor a identidade turística local.

A partir deste trabalho os municípios entrantes vão alimentar a plataforma de informações do governo federal e passarão a integrar oficialmente a região Alto Cafezal.


O fórum é um espaço coletivo para alimentar o processo criativo e de autodescoberta das cidades participantes, cada qual com sua identidade e interesses, com a vantagem de poder compartilhar experiências. As disputas e bairrismos regionais devem ser substituídos por alianças voltadas ao interesse comum. Tal ação interativa certamente representa um esforço ponderável na construção de um modelo de desenvolvimento regional, integrado e sustentável.

O mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. É o mapa que define a área – o recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo MTur e pelo Sistema Nacional de Turismo. A Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008 (Lei do Turismo), é o principal marco legal do turismo no país e define como um dos objetivos da Política Nacional de Turismo: promover, descentralizar e regionalizar o turismo, estimulando o envolvimento e a efetiva participação das comunidades receptoras nos benefícios advindos da atividade econômica, que é do que tratam as IGRs.

Durante o encontro para a constituição do Forum Regional ficou decidida por votação a diretoria regional, conforme segue: Presidente: Leonardo Thonarqui, secretário de Turismo de Gália, Vice- presidente: Kleber Carreteiro, membro do Comtur de Garça  e Fernanda Violante, Secretária adjunta da Sec. de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, como secretária.

Participaram representantes da gestão pública, da sociedade civil e da iniciativa privada das cidades de Marília, Garça, Gália, Vera Cruz e Ocauçu. 

Faz parte das ações que competem aos fóruns regionais a articulação de parcerias e negociação de recursos técnicos, normativos e institucionais com as diferentes esferas do poder público, empresários e organismos internacionais, para apoiar a implementação do Programa de Regionalização do Turismo em âmbito regional. 

Na região a vocação turística compreende: a cultura cabocla ou interiorana e a gastronomia típica, o resgate da cultura do café e das propriedades, a exploração sustentável dos recursos naturais (vales, Itambés, trilhas, cachoeiras e paredões) e o turismo de negócios que em Marília responde por mais de 90% do movimento de hospedagem nos hotéis. 

#turismorural; #ruralmarilia; #turismomarilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário