sexta-feira, 11 de março de 2022

Marília, terra de oportunidades e bons negócios

 O ano é 1997 e os primeiros dekasseguis que deixaram o Brasil começavam a retornar. Para se ter uma ideia, a cada ano, o grupo de brasileiros que trabalhava lá no Japão poupava em torno de 4 bilhões de dólares e grande parte desejava voltar e se estabelecer. Mas o que fazer, onde, como, será que daria certo?

O balcão de atendimentos do Sebrae/SP era a primeira indicação de contato para quem trazia na mala esperança e muita grana. Tudo que eles mais precisavam era uma orientação segura sobre como investir em uma nova atividade que lhes desse a oportunidade de serem donos do próprio negócio e não precisar deixar a família novamente.

Reprodução foto da revista

O Sebrae Marília se tornou referência nas consultorias e se constituiu na única regional da entidade no Brasil que mantinha um programa de orientação aos dekasseguis.

Com a importante participação da equipe de colegas da regional mapeamos negócios e oportunidades que se tornavam boas opções de investimentos e, assim, o fluxo de atendimentos ganhou visibilidade nacional.

Todo o dinheiro dos trabalhadores era canalizado para o Banco do Brasil, condição da política governamental vigente sobre recebimentos e transferências de valores para o Brasil. Neste mesmo período eu tive outra experiência muito bacana que foi ajudar a montar a estrutura do Balcão Sebrae na agência do banco e cidade de Tóquio. Ajudei no treinamento e capacitação de uma colega atendente japonesa que dominava o idioma português. As relações de Marília com o Japão e toda a história do nosso desenvolvimento, desde as primeiras lavouras de algodão com a chegada dos primeiros imigrantes foram conexões que contribuíram muito para este processo de integração.   

Antes de voltar eles já podiam sondar as oportunidades e o intercâmbio de informações foi muito produtivo. Aqui em Marília ficou uma espécie de central de atendimentos e os demais escritórios do estado enviavam informações sobre oportunidades de negócios nas suas regiões. Tudo era encaminhado para Tóquio e desta forma já era possível uma visão antecipada para tomadas de decisões futuras.


Esta história foi contada em detalhes pela Revista Japão Aqui e mostrou a saga dos brasileiros no exterior e o destino das fortunas. Marília ganhou destaque nacional porque concentrava boa parte dos primeiros descendentes ou cônjuges de japoneses que tomaram destino aos empregos no Oriente. Aqui na cidade várias agências recrutavam trabalhadores e ainda hoje algumas delas continuam atuando.  

Foi um período em que os aluguéis de imóveis para negócios na área central dispararam nos preços, igualmente, a cobrança por “pontos comerciais” que muitas vezes nem eram tão bem localizados. Lei da oferta e da procura.

A foto acima tem um banner que ficava bem na entrada do escritório e no mapa estadual, valorizando a posição geográfica privilegiada e a distância com outros grandes centros. Tivéssemos naquele momento histórico os cursos que hoje trabalhamos na Trilha do Empreendedorismo (Primeiros Passos, Organize seu Negócio, Descomplique seu Negócio)   fariam o maior sucesso.

Isto nos  mostra o quanto o Sebrae é comprometido com o empreendedor brasileiro e mantém constância de atualização e visão para acompanhar todo o movimento dos negócios em nível nacional e internacional.


Mais recente, vimos e acompanhamos em tempo real a participação do empresário mariliense Marcelo Mantelli na Expo Dubai e Gulfood. A feira apresentou um espaço muito interessante e que ilustra bem o seu principal objetivo – The Opportunity Pavilion, Mission Possible.

É por essas e por tantas outras razões que nos mantemos no radar dos investidores. Marília desde o início da sua história sempre foi terra de bons investimentos e de novos negócios.


E aí, gostou de saber destas histórias? Passe no escritório Sebrae e faça sua inscrição para o próximo curso de capacitação empresarial. Com o certificado em mãos você já poderá solicitar o seu primeiro empréstimo no Banco do Povo e ganhar aquela força para transformar seu sonho em realidade. A hora é agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário