quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Do brontossauro especial dos Flintstones para o pedido online de sanduíches para a família dos Jetsons já foi um passo importante na década de 70. Mais adiante na história (1982) eu fui ao cinema assistir ao espetacular Blade Runner. Depois desta, assisti mais outras tantas vezes e devo assistir outras mais.As imagens, o enredo, a trilha sonora de Vangelis são demais.
O filme me encantou com seu cenário futurista, com as tecnologias inovadoras, como por exemplo, o táxi que chega na sacada do apartamento, ou o complexo controle do trânsito de veículos que voam ao invés de rodar nas vias.
Neste ano de 2017 os drones, estão chegando ao Brasil por valores mais em conta e vão possibilitar as pessoas se tornarem pilotos de aeronaves não tripuladas, com a vantagem de poder gravar os passeios e fazer fotos de ângulos nunca antes imaginados. (vide link de vídeo no final)
Empresas já utilizam estes aparelhos como "inspetores" para trabalhos com alto índice de periculosidade ou para fazer diagnósticos de rescaldo após tempestades e registrar os estragos em coberturas de prédios ou regiões de difícil acesso sem arriscar vidas.

Conta a história que aqui em Marília, creio que foi em 2014, um amigo apaixonado por aeromodelos, experiente, decolou um avião de controle remoto da sua residência (zona e foi até as imediações de um shopping na zona norte levando uma garrafa pet como carga experimental. Tudo gravado por uma pequena câmera de vídeo acoplada ao aparelho.
Há também discussão em andamento se em breve as pizzas e pequenas encomendas poderão ser entregues por drones nos grandes centros. A primeira experiência deu zebra por falta de regulamentação, fato normal, mas é certo que vão continuar insistindo até as coisas se ajeitarem.
Das carruagens puxadas por cavalos aos carros, compartilhando o mesmo espaço nas vias públicas, depois os bondes elétricos... também já foram um grande desafio coletivo. Passou.
Vejam esta notícia de 2014:
Pizzaria de SP faz delivery com drone e entra na mira de Anac e FAB
Em teste, drone entregou pizza de pepperoni em cobertura de Santo André.Donos do estabelecimento não pediram autorização para realizar sobrevoo.
Aproveite e assista ao vídeo - Represa Cascata / Marília (13/07/2017) - produzido por Italo Salutti . Depois me responda: é o não é fantástico poder viver neste século e conferir todas estas possibilidades?
https://www.youtube.com/watch?v=oxeQJzthXYo

Nenhum comentário:

Postar um comentário