quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Um mundo de possibilidades

Outro dia me perguntaram porque lançamos o curso de Hotelaria pelo UNIVEM e eu respondi: - Porque eu vejo um mundo de possibilidades. A maioria das pessoas que me conhece sabe que sempre fui um entusiasta do Turismo Receptivo em Marília, isso vem de longa data e do período em que atuei como gerente do SEBRAE e também onde tive os primeiros encontros com este mundo mágico do turismo.
Mas é normal que algumas pessoas digam: "Mas Marília não tem praia, não tem grandes atrativos naturais como cachoeiras exuberantes, não tem rios próximos, como é que vamos investir em turismo?"
O forte de Marília é outro segmento do turismo, o de eventos e negócios que movimenta valores expressivos e impacta diretamente vários segmentos, entre eles: a gastronomia, o de fotografia e filmagens, de som e iluminação, de transporte, os postos de combustível, os salões de beleza as lojas de confecções, o comércio e o setor de prestação de serviços.
Durante a semana a ocupação de leitos nos hotéis da cidade é quase que plena e quando é período de formaturas dos cursos superiores instalados na cidade, faltam leitos, pois o número de faculdades é grande e cada aluno movimenta em média mais 5 pessoas. E não só as faculdades, aqui cabe lembrar as escolas de educação infantil que após as formaturas e apresentações as famílias lotam as pizzarias e os restaurantes. 
Temos 2 grandes centros para abrigar eventos de grande porte (acima de 1500 pessoas), temos dois teatros com boa capacidade de público e equipados para receber espetáculos de grande porte, temos, em média, mais 10 auditórios passíveis de locação com boa capacidade de público, temos bom entroncamento rodoviário, temos conexão com aeroportos de todo o Brasil e do exterior, estamos investindo esforços para melhorar o atendimento local dos passageiros e a possibilidade de contar com mais uma companhia aérea em Marília.
E já que falamos de aeroporto eu aproveito para dizer que estamos no ponto ideal para decolar, esta reunião de fatores convergentes é uma força que pode ser melhor trabalhada em benefício de todos, e para isso é preciso profissionais capacitados para contribuir com os empreendedores já instalados e para gerar novos negócios. 
A matriz curricular do curso foi pensada em conjunto, consultamos pessoas que são do ramo e tivemos o cuidado de incluir disciplinas que vão proporcionar uma formação gerencial com visão ampliada do negócio do turismo em Marília e região. Serão agentes captadores de eventos, e assim sendo, vão ajudar a movimentar negócios em todas as áreas já mencionadas.
Mas antes de tudo eu quero registrar minhas sinceras congratulações aos organizadores e restaurantes participantes do 6º Festival Gastronômico de Marília. Cada prato uma experiência ímpar, casas cheias, gente alegre, simpatia e amizade em todos os locais e mais uma demonstração de que na união de propósitos, o setor da gastronomia faz a diferença quando o assunto é receber bem. E quem que não gosta de ser bem atendido e ser feliz?
Convido os amigos leitores para visitar o site do UNIVEM, conhecer a matriz curricular do curso e comprovar o que estou afirmando aqui. Um curso dinâmico, ousado e moderno, moldado para jovens e pessoas que buscam novas oportunidades em uma área que só tende a crescer. 
Acesse: http://www.univem.edu.br/cursos/matriz.php?curso=54
Ivan Evangelista Jr, coordenador do IST/UNIVEM

Um comentário: