quarta-feira, 29 de julho de 2020

O que a Azul fez para ficar em primeiro lugar?


O estudo de casos é uma ótima ferramenta de aprendizado e de treinamento para equipes que desejam se aperfeiçoar e promover a melhoria continuada de produtividade. Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou mesmo já leu o best seller “Modelo Toyota de Excelência em Serviços”.O IMAM traduziu do inglês e publicou, em maio de 1984, sob o Titulo: Produção sem estoques: uma abordagem prática ao sistema de produção da Toyota.
Desde então a obra se tornou fonte de consulta obrigatória para empresas e instituições que estão sempre alinhadas com as questões de modernização das suas linhas de produção e a constante otimização de recursos com vistas tornar processos mais simples e mais produtivos.
Pois bem, feita esta observação inicial hoje eu quero trazer o assunto para o nosso contexto e comentar aqui uma importante notícia para o Brasil e para o mundo: A Cia aérea Azul foi eleita a PRIMEIRA entre as dez companhias aéreas do mundo segundo a Tripadvisor. Uau!
E o mais legal de tudo isso é que a premiação vem embasada na avaliação dos usuários como a melhor Cia aérea do mundo. Já imaginou o clima contagiante que a empresa está vivendo neste momento? Já imaginou com que orgulho os seus colaboradores vestem seus uniformes e partem para as frentes de trabalho?
E não pra por aí, tem mais. O detalhe, NÃO MENOS IMPORTANTE, é que a Azul saiu lá do fim da fila, onde ocupava a sétima posição na classificação do ano de 2019 para a primeira posição, deixando para trás concorrentes de grande porte conforme o quadro abaixo nos mostra.
Eu penso que este uping de posicionamento de mercado deve ser levado para os ambientes universitários e nos grupos de pesquisa, assim como é modelo para outras empresas que desejam igualmente estar na mente dos seus clientes como a primeira a ser lembrada no seu segmento.
Certamente deve haver uma lista de ações práticas que envolveram as cadeias de suprimentos da companhia, as continuadas pressões por redução de custos e a crescente exigência dos clientes por mais qualidade e mais pontualidade, pois a agenda de negócios é sempre apertada e estar no local agendado,no  horário previsto e de bom humor é imprescindível para empresas e executivos comprometidos com o seu negócio e com os clientes.
E não pense que o modelo Azul serve apenas para empresas de grande porte. Temos visto nesta crise da pandemia algumas pequenas empresas se reinventarem e darem um salto de produtividade e vendas utilizando a criatividade e, principalmente, ouvindo seus clientes para saber das NOVAS necessidades. Parabéns aos profissionais da Cia Azul pela importante conquista.
E aqui em Marília?
Menciono alguns exemplos, sendo o primeiro de uma loja de tecidos que vem se reinventando a cada dia e se tornou um dos melhores vendedores do Mercado Livre. A loja física continua ativa, porém as vendas pelo e-commerce superam as expectativas e respondem por boa parte do faturamento mensal proporcionando o necessário equilíbrio financeiro.
A loja familiar administra com maestria os processos da venda, as facilidades na forma de pagamento, a logística, o rastreamento e a entrega no prazo,e  faz o pós-venda com regularidade para saber da satisfação dos clientes, tudo explícito no site, sempre atualizado e atrativo.
O segundo caso é de uma loja que vende cafés gourmet, lanches e Petit Fours. A presença do ciente na loja embalado pelos aromas e pelo visual convidativos era certeza de dinheiro no caixa. De repente o ambiente aconchegante e cheio de apelos sensoriais não pode mais ser ocupado pelas razões do necessário isolamento social.
Num curto espaço de tempo o proprietário entendeu que o modelo de mercado mudou, pelo menos temporariamente, e incrementou o cardápio com novas opções gastronômicas. Para substituir a magia presencial do café feito na mesa e na frente do cliente ele promoveu as lives nos horários em que o café sempre cai bem e adotou o sistema Drive Thru. Criou embalagens personalizadas que valorizam o produto e assim abriu uma nova frente de mercado que certamente não vai parar quando tudo voltar ao normal.
E o caso de restaurante que estava em franco crescimento, fazendo investimentos em novas lojas e na modernização de espaços. Seu diferencial sempre foi a excelente qualidade da comida, a apresentação visual dos pratos na bancada de quentes e frios e o gentil atendimento da equipe de serviços.
Impedido de abrir as portas o proprietário investiu na intensificação do relacionamento com os clientes por meio das redes sociais, sempre nos momentos que antecedem as refeições, o que promove uma associação mental fantástica com quem está assistindo. Ele mostra o cardápio do dia e faz sugestões para uma marmita em que os alimentos são acomodados separadamente e o cliente é quem escolhe a variedade e a quantidade com preço justo e confortável.Ele percebeu que parte dos seus clientes não gosta do modelo comum de marmitex e conseguiu aliar praticidade com a qualidade de sempre.

E você ou a sua empresa, estão conseguindo se adaptar ao novo normal ou estão travados?
Se a segunda resposta é a que se aplica neste momento já passou da hora de sentar em grupo e promover o famoso “toró de palpites” com plena liberdade de sugestões. Vale também fazer uma lista de clientes e ligar para saber como estão e se podem contribuir com alguma sugestão para a continuidade dos serviços e do importante relacionamento.
*Para saber sobre o ranking da Tripadvisor acesse: https://www.tripadvisor.com.br/TripAdvisorInsights/w765
Ivan Evangelista Jr é consultor em Assessoria de Comunicação e Marketing de Relacionamento.
o(ivanevangelista155@gmail.com)


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