sexta-feira, 9 de julho de 2021

Trilhas e caminhos para o turismo

 

Muito interessante observar este movimento que faz com que as pessoas se utilizam para batizar caminhos e trilhas que percorrem ou percorreram por algum motivo que os levou a este feito. Entre os mais tradicionais estão as várias opções do “Caminho da Fé” com origem de partida em várias cidades do estado de São Paulo e o destino de Aparecida do Norte.


Mais próximo de Marília temos a rota da cachaça que remete ao circuito de cidades que tradicionalmente produzem a mais famosa bebida brasileira, tendo como epicentro a cidade de Palmital e outras em seu entorno.  E localmente já estão bem organizados os grupos de escalada, rapel, jiperios, motocross, paragliders e outros que gerando novas rotas.  

Aqui em Marília contamos com vários grupos de esportistas que pedalam por caminhos com distâncias que variam de acordo com a capacidade física dos participantes, mais curtos e com grau de dificuldades baixos, ou mais extensos que exigem melhor preparo físico. Outro dia ouvi de um deles que ia “fazer o oitão”. Questionei e soube que ele estava se referindo a uma pedalada partindo de Marília com destino a Julio Mesquita e que o trajeto dos locais de passagem quando registrado no mapa acaba se parecendo com um grande número oito. Original e criativo.


Hoje, na edição do Jornal da Manhã está a notícia que o mariliense Cristiano Roberto Marques, 42 anos, realizou um percurso pedestre de 100 Km na chamada “volta do café”. Neste caso a referência de denominação é com a região que abrange Marília, Garça, Gália e Álvaro de Carvalho, corrida que ele fez pela rodovia SP-333.

E se formos anotando as diferentes trilhas vamos conferir que Marília oferece várias opções de lazer, esporte e entretenimento que contemplam caminhos e paisagens incríveis. Cada tribo, cada grupo, vai batizando os roteiros de forma autoral e desta forma chegamos um conjunto de possibilidades que surpreendem até mesmo os mais antigos conhecedores da região.

O Comtur – Conselho Municipal de Turismo vem reunindo e organizando estas informações e criando ou fazendo parcerias com canais de comunicação que possam levar este conteúdo para um maior número de pessoas. O Plano Diretor de Turismo é base de todo este trabalho e neste exato momento está em processo de revisão participativa com vistas a promover as necessárias atualizações.

É por contarmos com o Plano Diretor de Turismo aprovado pela Câmara Municipal de Marília e pelo Poder Executivo que Marília se encontra na lista do MIT – Município de Interesse Turístico do estado de São Paulo e recebe recursos que são investidos em projetos para o desenvolvimento do turismo local.


Ivan Evangelista Junior, membro do Comtur e do Codem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário