domingo, 22 de maio de 2011

Contempla a bela cidade que fundaste


“Estou aqui para agradecer em meu nome e em nome de meus familiares, esta homenagem feita a meu pai José Pereira da Silva e a meu avô Antonio Pereira da Silva. E o sonho, graças a Deus se tornou realidade, como diz aquela música, O sonho aconteceu. O reconhecimento de meu avo e de meu pai como fundadores desta cidade.
Antes uma floresta, habitada por índios e por feras, hoje uma cidade, bonita, grandiosa, que tem o nome de Marília – Símbolo de amor e liberdade, isto graças aos seus idealizadores.
Enfim estou muito emocionada, e só tenho a agradecer aos organizadores e patrocinadores deste evento. Meu muito obrigada.
Se eu pudesse falar com meu pai, e meu avô, eu diria os seguintes versos, da poesia de Luis Homero”:

A gratidão de uma cidade

Olha para trás
Contempla a bela cidade que fundaste
A beira do caminho percorrido.

Repara nas pessoas
Elas estão numa atitude de reverencia
Às pegadas que deixaste
A lembrança de tua passagem.

Esta foi a fala da Sra. Clarice Aparecida da Silva Vicentim, filha de José Pereira da Silva, no ato da inauguração do monumento em homenagem ao seu pai e ao seu avô Antonio Pereira da Silva.
Dia muito especial para nossa cidade que já conta com 82 anos de vida, dia em que a nossa comunidade prestou as devidas honrarias ao nosso fundador. A solenidade foi coroada de muita emoção.
Além da filha, compareceram também o Sr. Lincoln da Silva Vicentim, neto de Pereirinha e filho de da Sra. Calrice, sua esposa Aline Cristiane Andrade Vicentim, o bisneto Jonatham de Andrade Vicentim, a Sra. Nevy Valderramas, sobrinha de Pereirinha, Sra. Angelina Valerramas Vidoto, também sobrinha e Sra. Iara Marlene Vidoto Miguel, sobrinho em segundo grau. Com exceção da última, todos os demais são moradores da cidade de Herculandia atualmente.
O evento começou com as bênçãos do padre Nelton, da Igreja de Santo Antonio, igreja esta fundada pelos Pereiras. Ele agradeceu aos familiares e comentou que tem no acervo histórico da igreja as fotos que registraram a instalação da capela e da primeira missa com a presença do Sr. Antonio Pereira. Num gesto de cidadania, padre Nelton disse que toda a documentação poderá ser copiada pela Comissão de Registros Históricos e enriquecer os arquivos da Câmara Municipal de Marília.
Os discursos proferidos pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Yoshio Takaoka, pelo presidente da Comissão, vereador Donisete Alves, PL professora Rosalina Tanuri e pelo Vice-Prefeito Ticiano Toffoli, foram direcionados ao reconhecimento público dos fatos históricos e palavras carinhosas e de gratidão aos representantes da família Pereira que abrilhantaram o evento.

Por Ivan Evangelista Jr,
Membro da Comissão de Registros Históricos de Marília
Publicado em www.afotoquefala.blogspot.com

Um comentário:

  1. Ivan, abri o Jornal Diario , domingo de manhã(22.5) e comentei com a minha mulher que demorou mais aconteceu. O homem chegou aqui encontrou onças, indios e eu não via nada como o nome do Pereirinha. Agora eu gostei Ivan.
    Como vc. é membro da Comissão de Registro HIstoricos da cidade, Ivan qdo eu tinha 1 ano de idade tinha um médico chamado DR, Jaci no POsto de Puericultura, ele também foi desbravador e está esquecido.
    Falou ? Ivan. Tchauuuuu

    ResponderExcluir