domingo, 30 de outubro de 2011

Aprendendo mais sobre abelhas e apicultura


Domingão dos bons.


Aqui em Marília nós temos a FUMARES, um centro de apoio e de assistência de pessoas que se encontram numa fase difícil da vida. Foi criado pelo saudoso prefeito Pedro Sola, na década de 70, e até hoje mantém o serviço de assistência social que é modelo e exemplo de ação eficaz, mantida pelo poder público municipal.
Uma área rural com alguns barracões individuais que acomodam desde a cozinha, a sala de treinamentos, os dormitórios coletivos, sala de TV e sala de trabalhos manuais, entre outras. Criação de porcos, estufa para hortaliças, pequena granja caipira completam o cenário, e tudo é tocado com a efetiva participação dos assistidos, fazendo os trabalhos diários, cuidando da própria alimentação, do plantio, participando de palestras e também sendo iniciados na arte da apicultura. Todas estas tarefas são parte da laborterapia, um conjunto de atividades que ajuda a equilibrar e reintegrar os assistidos, tendo como princípio básico o respeito a si mesmo, ou seja, a recuperação do amor próprio e à vida, e depois, de forma bem natural, o respeito aos próximos.
Foi lá que o Valtinho Saia, zootecnista, e membro fundador da AMAR - Associação dos Apicultores de Marília nos levou hoje para fazer mais uma capacitação no manejo das abelhas e das colméias. Aprendemos a desmembrar colméias para a ampliação do apiário e também com vistas ao melhoramento genético, buscando o fortalecimento da colméia através da renovação da rainha e a melhoria da produtividade.
Enquanto estávamos na sala de treinamento a chuva deu as caras por lá, e isso poderia comprometer a segunda parte prática. Mas nada que o pajé Valtinho não pudesse resolver, pois já havia dito que as imagens do satélite, consultadas pela manhã, davam conta da passagem da frente nebulosa sobre Marília e depois seguiria em frente.
Dito e feito. Por volta das 11 horas da manhã, devidamente equipados, nos reunimos para esta foto e seguimos para o local onde se encontram as colméias, bem debaixo de grandes pés de Calabura. Antes da palestra, o mestre Massa, deu uma rápida oficina sobre encostamento de placas de ceras nos caixilhos das caixas que seriam utilizadas para acomodar as novas famílias.
O evento foi encerrado com um belo almoço aos participantes, e o melhor, com produtos da terra e feito com o maior carinho pelos amigos da FUMARES.
Olha só a gente feliz da vida com a oportunidade de aprendizagem e encontro com os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário