domingo, 29 de abril de 2012

Entreposto do Mel “José Teixeira” é inaugurado com certificado do SIF



Matéria publicada no Jornal Correio Mariliense, ediçãode 29/04/2012



ACONTECEU ontem pela manhã na zona norte da cidade a inauguração no Entreposto do Mel “José Teixeira”. 29/04/2012
O espaço, que fica na rua Eugênio Coneglian, n.º 2.558 vai servir de entreposto para a certificação e garantia da qualidade do produto, de acordo com as normas exigidas pelo SIF- Serviço de Inspeção Federal. O evento aconteceu na presença de autoridades e representantes do Estado.
Com a inauguração da “Casa do Mel e do Apicultor”, o registro do SIF - Serviço de Inspeção Federal foi oficialmente adquirido e permitirá que o mel processado, envasado e expedido pelo órgão, seja comercializado e futuramente exportado para países da América do Sul.
De acordo com o coordenador regional do SIF, Waldir Brandão esse novo empreendimento dará uma valorização para a região. “O prédio tem todas as condições técnicas para a partir de hoje receber nosso certificado, e isso, quem ganha é a região que não contava com esse prédio”. Brandão destaca ainda que esse é o primeiro passo para a exportação do mel da região.
Para o zootecnista Valter Eugênio Saia, é muito gratificante essa conquista, segundo ele, os apicultores terão um local para se encontrar e discutir sobre o mel da região. “Vamos poder nos reunir mais e trazer tecnologia para os produtores, o prédio está todo equipado com aparelhos de última geração”. Saia ainda fala que esse acontecimento é uma conquista não só para os apicultores da cidade e região, como também para a população que terá um mel com qualidade produzido em nossa região.
Alcindo Alves é o presidente FAMESP- Federação de Apicultura e Meliponicultura do Estado de São Paulo e fala sobre a inauguração do entreposto. “Marília foi a pioneira a fortalecer a federação, sou muito grato a todos desta cidade que fizeram do nosso sonho realidade”. Alves destacou que Marília é a 6º cidade em todo o Estado a ter um complexo com esta estrutura.
Para o produtor João Rodrigues esse entreposto será bem vindo para a nossa classe, pois vamos passar a existir para a sociedade. “Agente só existe quando tem um registro, agora com o entreposto e com o SIF vamos passar a existir” Rodrigues que é produtor a 20 anos produz cerca de 2 mil quilos de mel por ano e garante que o mel é um dos melhores da região.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Roberto Oliveira Júnior, destacou a importância desta unidade para a apicultura da cidade e região. “Temos 180 associados e a tendência natural é que este número se eleve cada vez mais a partir de agora, com o entreposto. Nosso mel (mil flores), é muito nutritivo”, frisou.
O presidente da Amar - Associação de Apicultores de Marília e Região, Antonio Fernando Scalco, concorda e acrescenta que o fato de o Brasil ser um país com diversidade floral, ajuda no aumento da produção.“A genética brasileira nesta área de apicultura é muito eficaz, mas necessitamos melhorar a competividade. Desta forma, seremos um grande exportador”, comentou Scalco.
Junto com a Casa do Mel irá funcionar a sede da Associação de Apicultores que está localizada em uma área de 12 mil metros quadrados. No local, foi implantado um laboratório de análises do produto, escritório para o SIF, área de recepção do mel, sala de descristalização, áreas para envasamento, rotulagem, expedição e armazenamento, bem como de desinfecção. O nome do entreposto foi uma homenagem ao Sr. José Teixeira que foi um grande pioneiro de mel na região de Marília.
 No nível estadual, Marília ocupa hoje o quarto lugar na produção, com aproximadamente 180 toneladas/ano de mel, porém o potencial do sindicato é atingir 500 toneladas nos próximos três anos. Com a inauguração da Casa do Mel, a expectativa da Prefeitura e Amar é conseguir tirar da informalidade fiscal e sanitária cerca de 300 famílias, dando segurança alimentar à população da região bem como fornecer maior lucratividade às famílias produtoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário