quinta-feira, 18 de abril de 2013

Associativismo e agricultura familiar em alta


Compartilho com os amigos que nesta sexta-feira, 18/04, a partir das 8 horas, vamos  participar  de uma importante reunião no Ceasa. Com a coordenação do Sr. Capone, gerente do entreposto, será formalizada uma associação de produtores rurais que contará de início, com a participação de 25 agricultores.
O objetivo é que esta associação, com o total apoio da CATI, das Secretarias Municipais da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico, entre outras, se torne fornecedora de alimentos que fazem parte da lista da merenda nas escolas de Marília.
Estamos falando de 45.000 alunos, que consomem diariamente alimentos em 120 pontos da rede municipal. Hoje, os alimentos são comprados por licitação e chegam a Marília, produtos vindos de cidades bem distantes que participam do pregão e passam a ser fornecedores.
A Associação de Agricultores poderá contar com recursos direcionados pelo governo do estado que vem “carimbado” para esta finalidade, sendo que 30% da lista total pode ser comprada pela modalidade de “Chamada Pública”, mais simples que um pregão, e que justamente possibilita aos pequenos agricultores familiares se beneficiarem dos programas de incentivo dos governos Federal e Estadual.
Detalhe, o dinheiro, a verba pública fica disponível para o município e se não for empregada desta forma, volta para o governo estadual.
O programa ajuda a fixar o homem no campo e, ao mesmo tempo, incentiva que parte da colheita local e regional seja absorvida pela estrutura municipal. A associação terá sua sede no Ceasa, que por sua vez, através do trabalho do Sr. Capone, já pegou a lista de produtos da merenda escolar e vai apontar o que temos plantado na região e o que está comprado fora e pode ser plantado aqui.
É um desafio, sem dúvida, mas é uma iniciativa que já funciona em Vera Cruz, em Garça e também em Fernão. Outro fator de sucesso do programa é a sintonia com o setor de compras municipal, com a participação efetiva das nutricionistas/merendeiras, responsáveis pela elaboração do cardápio semanal, contemplando produtos sazonais.
Diga-se de passagem, que estamos falando de muita comida e de boas oportunidades para quem planta, na linha direta com quem compra, sem a intervenção dos atravessadores e com grande incentivo do nosso prefeito municipal e toda a equipe administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário