A postagem de hoje é representativa para mim, é o momento de compartilhar
uma ação que foi motivo de grande satisfação pessoal na sua realização e, agora,
de poder oferecer ao público mariliense e aos nossos visitantes mais uma fonte
de informsções sobre Marília.
A minha paixão pela cidade e, pelo turismo receptivo, é algo
que sempre deixei claro em todos os momentos. Havia um desejo de poder reunir
dados sobre os locais para eventos,que mostrasse a cidade por um perfil que
poucos conhecem e o quanto nós estamos preparados para receber eventos de grande porte, dos mais
diversos segmentos.
Na verdade isto já acontece, pois as faculdades, os médicos,
os esportistas, as empresas em geral, promovem
uma série de eventos (seminários, congressos, workshop,treinamentos) durante o ano todo
e movimentam recursos que envolvem desde a gastronomia , a hospedagem, os
serviços de apoio, de recepção, o transporte, fotografia, vídeo , comunicação e imprensa,
entre outros.
O próximo passo é atrair eventos de grande porte,
principalmente aos finais de semana. Durante a semana a rede hoteleira local, que
tem hoje 1.100 leitos disponíveis, conta com ocupação na ordem de 65% dos
mesmos. Com um trabalho direcionado e sinérgico, com o apoio da Prefeitura, do
Contur e do Marília Convention & Visitors Bureau, mais a participação
imprescindível da iniciativa privada e da comunidade, podemos canalizar ações e
chamar a atenção dos grandes organizadores de eventos para Marília.
É impressionante como estamos crescendo neste setor. Hoje
mesmo eu visitei o Hotel Sun Valley e fotografei as obras de ampliação do salão
para eventos que já estão bem avançadas. Eles vão dobrar a capacidade de
recepção do salão e poderão receber eventos para até 2.000 pessoas. É claro que
a visão empreendedora está orientada pelo movimento local, mas também pelo
contexto geográfico que abrange mais de 1.500.000 pessoas, gente que vem das
cidades vizinhas para fazer compras no comércio e nos shoppings, para passear, se alimentar, curtir as salas de
cinema e também fazer negócios com as empresas locais. Pensou negócios, pensou
turismo.
É assim que apresento a todos a mais nova publicação, pela
Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo: o Roteiro para o Turismo de Eventos e Negócios, com informações bem
legais para quem atua no setor e para quem deseja conhecer melhor a cidade que
nos acolhe. A publicação tem a introdução que conta um pouco da história da fundação de Marília, dados estatísticos e sugestões de roteiros de lazer e cultura.
Quero registrar e agradecer o grande apoio da administração
municipal, e de toda a equipe gráfica da prefeitura que fez o possível e o
impossível para que o material pudesse ser distribuído no evento gastronômico
em São Paulo, ocorrido na semana passada. Nossa "Galinhada de Panela", prato do Restaurante Cupim, foi eleita representante da gastronomia local e fez mais do que bonito no evento, o sucesso foi tanto que formou fila para degustar o prato. Parabéns ao empresário Roberto.
Estamos no circuito, estamos no jogo como se diz no jargão
popular. Este material eu levei pessoalmente aos taxistas da cidade, nas
recepções dos hotéis e em locais onde o fluxo de pessoas que podem ser
potenciais organizadores de eventos é constante. A mensagem está sendo
divulgada, é um período de plantar, para juntos, colhermos os frutos no futuro.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário