terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Lojas de presentes

Vista geral da turma 2016
Hoje nós tivemos a entrega dos certificados de dois importantes cursos realizados pelo Univem para a comunidade. O curso tem o nome de Inclusão Digital e atende dois públicos distintos - os alunos da Apae Marília, neste caso já se preparando para ingressar no mercado do trabalho, e os alunos da Melhor Idade, outra turma animada que faz questão de acompanhar as novas tecnologias.
Desde os primeiros passos para utilizar um computador até algumas funções mais avançadas são conteúdos ministrados por alunos monitores como atividades de extensão dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. A moçada da Apae aprendeu a fazer a página pessoal no Face e agora estão curtindo muito trocar informações com amigos e com os professores.
O pessoal da Melhor Idade, além dos primeiros passos na operação dos computadores tiveram aulas de tecnologias sociais disponíveis nos telefones celulares.
Kaoro e Hidee
E foi no momento da entrega dos certificados que eu observei dois rostos muito conhecidos dos marilienses,  personagens do vibrante comércio da nossa querida Marília. Para nossa alegria as senhoras Kaor Kamakura e Hidee Yamamoto fizeram parte desta nova turma e estavam vibrando com o recebimento de dois certificados.
Dona Kaor mes fez uma revelação: "na verdade o nome correto é Kaoro, que pode ser traduzido para aroma/perfume em português, mas o meu pai não sabia pronunciar  e na hora do registro ficou Kaor mesmo." Outra revelação gostosa de ouvir: "eu  trabalhei alguns anos com na Casa Yamamoto, antes de abrir a minha loja, a Utilar presentes."
E depois de longos anos elas voltam a se encontrar fazendo um curso de tecnologia da informação. A Hidee estava irradiante, aliás, não só ela, como toda a turma da Melhor Idade pelas novas conquistas.
Nos comentários da apresentação fiz questão de registrar lembranças do passado onde a Utilar era o endereço certo para quem desejava comprar um presente de casamento ou os tradicionais faqueiros que tanto agradavam aos noivos. Da Casa Ono, a lembrança do enorme balcão de madeira e das prateleiras que chegavam até o teto com utilidades do lar e presentes diversos. A Casa Ono, se hoje estivesse com as portas abertas, seria comparada as lojas de conveniência que oferecem quase dos os itens da linha doméstica e de presentes.

Desta modalidade resta a Casa Formosa, na rua 9 de julho, onde sempre esteve ao lado do Supermercado Pastorinho. Vou lá vez em quando para me inspirar na construção  de novos textos. No caixa, a dona do negócio,sempre, "um olho no gato e outro no peixe", ou seja, faz os recebimentos mas não descuida do balcão de atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário