domingo, 7 de janeiro de 2018

A Criatividade do Ócio que gera lucros

Os melhores programas de entretenimento que eu assisti foram produzidos pela National Geographic. Mostrando excelentes imagens e curiosidades deste planeta o canal foi líder por muito tempo neste segmento. São produções que requerem altos investimentos porque além do deslocamento das equipes tem a questão dos investimentos em equipamentos para registrar os vídeos.

Mais recente o Canal OFF, lançado em dezembro de 2011, exibe programas de esportes radicais e viagens com produções igualmente atrativas e que tem por slogan: Sonhe. Explore. Descubra. Neste contexto eu sou fã dos programas produzidos pelo piloto de paramotor Sylvestre Campe.
Com o avanço da tecnologia, aliada a redução dos preços, o acesso a alguns equipamentos de áudio e vídeo vem se tornando mais em conta e isto está possibilitando que muitas pessoas se tornem produtores independentes de conteúdo para as mídias digitais. O melhor de tudo é que eles são remunerados pelas produções e acabam atraindo um número considerável de seguidores que além de curtir seus programas atuam como agentes multiplicadores e a conta crescem em qualidade e rentabilidade. A regra básica é: curta e compartilhe.
Com um computador caseiro que tenha boa capacidade de armazenamento e processamento é possível editar vídeos, inserir legendas e as músicas preferidas e fazer comentários para enriquecer o conteúdo. Depois de pronto é hora de “subir” o vídeo para o Youtube e começar a divulgação.
O depositário Youtube incentiva os produtores na melhoria continuada da sua performance. Quanto mais pessoas visualizarem os vídeos, mais eles ganham em espécie e em reconhecimento. Reconhecimento e recompensa são os gatilhos emocionais que atraem cada vez mais gente para este universo digital. 
Em primeiro vem o reconhecimento pelo bom trabalho realizado, ou seja, a mola propulsora da motivação que vai fazer com que o autor continue a fazer mais e melhor. Em seguida vem a recompensa que é a remuneração tácita pelo trabalho realizado. Ganha quem produz, ganha quem armazena, ganha quem assiste aos vídeos, ganha o(s) anunciante(s), enfim, todos ganham e a roda continua girando porque tem sustentabilidade coletiva.
Aqui já dá para a gente ter uma idéia de como está acontecendo este fenômeno do “fim dos empregos” tema abordado no livro O Ócio Criativo, autoria de Domenico de Masi, publicado no ano de 2000. Numa síntese bem simplista a receita é: trabalhe menos, produza mais e seja feliz.
Não é bem assim porque mesmo fazendo o que se gosta e onde gosta você precisa ter uma disciplina que possa garantir o resultado para as partes envolvidas. Trabalhando em casa ou no escritório é necessário que o produto final chegue ao seu destino para que o processo de retroalimentação não seja interrompido.
Para ilustrar este assunto recorro a dois produtores que acompanho nas redes sociais e que já tocaram nesta importante questão da “liberdade” criativa. Coloquei propositadamente a palavra liberdade entre as aspas porque não é bem assim. O processo envolve, como eu disse anteriormente, pesquisa, gravação, produção/edição, indexação e forte trabalho de divulgação para garantir o acesso e a fidelização dos seguidores.
Vivendo Mundo Afora e Aviões e Músicas são dois exemplos de produtores de videoblogs que exploram assuntos diferentes e são campeões de audiência. Os primeiros protagonistas contam com 203 mil inscritos. É um casal que vive dentro de uma Kombi e decidiram viajar o Brasil conhecendo as riquezas naturais, vencendo inclusive o desafio de cruzar a transamazônica. Já o segundo, com 356 mil inscritos no canal, é um técnico em manutenção aeronáutica que apresenta curiosidades sobre aviões e o mundo da aviação.
Nos dois casos eles falam muito sobre esta experiência de ser o dono do seu próprio negócio sem que necessariamente tenham um endereço físico ou estrutura convencional.
O que é comum entre eles é a disciplina no fazer porque os seguidores esperam ansiosamente a entrega do produto na data e hora marcada e, de preferência, com qualidade superior a tudo que já foi entregue anteriormente. São aulas práticas de empreendedorismo.
 (*) Ivan Evangelista Jr é gestor de Negócios com especialização em Marketing e Negócios Estratégicos  
Publicado também no Jornal da Manhã, edição de 07/01/2018, Caderno 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário