sábado, 16 de fevereiro de 2019

Turismo rural em Marília

Forma-se o primeiro núcleo de empreendedores do setor

Graziela Grecco
Sensibilização 
Cerca de 23 empreendedores aderiram ao núcleo
E hoje foi dia de rever amigos de muita estima e aprender mais sobre um tema apaixonante - o Turismo Rural.
A expositora foi a amiga Graziela Grecco que atua pelo SENAR em parceria com o Sindicato Rural. Pequenos produtores de Marília, de Julio Mesquita, Padre Nóbrega e da cidade de Vera Cruz se reuniram no Sítio Horizonte Azul para ouvir os benefícios que o Turismo Rural pode trazer para as propriedades e para os proprietários.
Sem contar a mesa do café do manhã que estava deliciosa, com queijinho fresco, queijo meia cura, café da roça, bolo caipira, mamão tirado do pé fatiado na hora, tudo arrumado com muito carinho pelos anfitriões.
Graziela mostrou vários exemplos de projetos em que já atuou como monitora, falou dos erros e dos acertos, um método natural para quem se aventura no ramo, dos investimentos e da previsão da receita quando as coisas começarem a rodar e os turistas frequentando as propriedades.

No turismo rural o todo é formado pelas partes, neste caso, as partes são cada um dos empreendedores rurais que se integram ao novo projeto. Cada propriedade tem sua característica, seu manejo, seu ritmo e na oferta do pacote de passeio, por exemplo, o turista pode começar o dia tomando o café da manhã numa propriedade, depois vai passear e conhecer atrativos naturais em outra, poderá almoçar numa terceira, poderá fazer compras de produtos orgânicos, ovos caipira, frutas frescas tiradas do pé, fazer trilhas, tomar banho de água limpa na cachoeira, pescar no lago, andar a cavalo...

Feliz pelo amigo Braz Nogueira que vinha desejando este núcleo já de algum tempo, feliz por rever a Grá (ziela), consultora e proprietária da Fazenda Santo Antonio em Sabino-Sp, grato por conhecer, rever e fazer novos amigos, Sra. Delzira, Da. Santina, que tem sua própria marca de café e mais uma quantidade de gente feliz.
Serão 10 meses de trabalho intenso e de novos aprendizados. Mesquita tem muita história para agregar no contexto do turismo rural: tem o Morro Redondo, tem o Córrego da Quarentena, tem a serra no limite com Marília onde o paleontólogo William Roberto Nava descobriu os fosseis do Titanossauro, tem violeiro, tem gente que trabalha com couro, tem gente que sabe fazer artesanato. Bora lá descobrir mais e juntar tudo isso num enredo que vai fazer muita gente feliz.
Parabéns a todos, força, foco e bom planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário