sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Aeroporto recebe melhorias


Trégua no tempo, máquinas na pista

E nesta sexta-feira (17/01/20) registramos as máquinas trabalhando na cabeceira da pista do Aeroporto de Marília “Frank Miloye Milenkovich” para obras de melhorias na posta que inclui o recapeamento e correção de fissuras ao longo de toda a sua extensão. São 1.700 metros de comprimento e 35 metros de largura.

Recapeamento da pista
As reformas e manutenção são parte do pacote de melhorias, que entre outros serviços também está executando a troca dos alambrados que protegem a região do aeródromo. O governo anunciou a privatização dos principais aeroportos do estado e Marília está na lista dos equipamentos que passarão a ser administrados pela iniciativa privada.
O aeródromo contempla a área de embarque e desembarque e a torre de comando que são administradas pelo DAESP , mais a oficina OMA de aviação  reconhecida nacionalmente pela qualidade técnica e competência dos serviços prestados, atendendo pilotos privados de todo o território nacional e até mesmo aeronaves vindas de outros países.

Anexo a este complexo está o Aeroclube de Marília, escola de pilotagem e formação de comissários, fundado em 1940 e que continua em plena atividade com atividade de apoio ao turismo local com serviços de vôos panorâmicos sobre a cidade de Marília.
Para a execução das obras a administração local expediu Notan que limita pousos e decolagens apenas nos horários dos vôos comercias das empresas Azul e Passaredo, responsáveis pelo transporte de passageiros nos trechos Marília,Campinas e São Paulo. A limitação de horários inclui as atividades de vôos privados e executivos que devem atender as normativas de restrição até o dia 28 de fevereiro.
Há grande expectativa pela breve conclusão das obras para o retorno das atividades normais que registram grande movimento de passageiros, movimento este que é bem maior que cidades vizinhas. As melhorias na pista, as melhorias na Taxiway e a perspectiva da reforma e ampliação, ou nova construção do terminal de embarque de passageiros,são fundamentais para Marília ganhar mais impulso na competitividade regional e manter-se como pólo de desenvolvimento.

Segundo o livro Cidades Criativas, autoria de Vitor Mirshauka que já esteve em Marília, as cidades que investirem na modernização dos seus aeroportos tendem a ter melhores resultados porque se tornam aglutinadoras de serviços integrados. Com as novas instalações e a privatização é certo que a zona leste passará a chamar mais a atenção de novos investidores.
Exemplo desta tendência é a recente aquisição por empresário local de área anexa ao aeroporto com frente para a Av. Brigadeiro Eduardo Gomes.O espaço poderá receber novos hangares ou construções de barracões para atender empreendimentos de logística.
Negócios e oportunidades sempre andam juntos.

Por Ivan Evangelista Jr, membro da Comissão de Registros Históricos de Marília, fotógrafo e pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário