segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Viva melhor. Seja sustentabilidade

 


Um passeio rápido hoje pela manhã pelas redondezas da Cascata para trocar os ares e foi possível apreciar as mudanças na paisagem em geral. O gado vacum continua pastando bem próximo da cerca que divisa o meio rural do urbano, com cara de paisagem vai mascando seu capim verdinho e olhando o movimento do outro lado da divisa.

Nas imediações da represa o novo loteamento grita em placa monstro que está 100% vendido. Máquinas enormes que mais parecem dragões ou dinossauros comem montes de terra e depois vomitam em outro canto e, assim, vão transformando a paisagem ao seu entorno e desenhando quadros simétricos para receber as novas casas.


A represa depois de amargar seca das mais intensas e se tornar manchete da sinônima agonia que vivemos nesta pandemia agora bufa de água. Coisa que deu certo foram as lixeiras instaladas pela Ong Origem e que resistem fortemente e servem ao seu propósito. Observado menos lixo nas margens e muitas lixeiras cheias aguardando a coleta.


Completando o circuito vou até a área vizinha do aeroporto (Praia dos Spotters) que faz divisa com a Cascata e já se tornou local de grande visitação, especialmente, nos finais de semana e feriados. É comum ver rodas de jovens que aproveitam o espaço aberto para curtir músicas, tomar um Tereré , estender pano sobre a grama e tirar um cochilo...viver a vida.

Neste local o lixo também é problema. Muitas garrafas e embalagens de alimentos consumidos. Fato lamentável visto que famílias e crianças são frequentadores assíduos e aproveitam dias de sol para brincadeiras e lanches e manter limpo é condição ímpar para a melhor qualidade de vida de todos.


Na extensão da Av. Brigadeiro, lado direito, sentido centro-bairro, já está quase pronta a nova calçada que vai seguir até o final da Rua Antônio Serapilha. Uma extensa passarela de concreto que dá novo visual nos limites da fazenda com a avenida e vai se transformar em mais uma via privilegiada para corridas e caminhadas.

No percurso encontrei amigo sempre bem informado que comentou sobre o andamento das ações de privatização do aeroporto local. Segundo ele o processo se concretiza em março próximo e a partir daí a nova gestora terá prazo determinado para realizar as modernizações necessárias. Expansão da área de embarque e a construção de nova pista, paralela à principal, para manobras de aeronaves durante procedimentos de pouso ou decolagem são itens de prioridade.

E ao retornar para o escritório recebo boas novas sobre mais uma ação de conservação e sustentabilidade promovida pelo Grupo Vertical Rapel que reúne adeptos dos esportes radicais na região de Marília. Eles confeccionaram e instalaram placas coloridas com frases de apelo aos necessários cuidados com o meio ambiente.

O lixo é sempre o maior problema dos espaços públicos. A conscientização é o melhor caminho para reduzir a indiferença. Parabéns pela iniciativa.

* (Ivan Evangelista Jr - Membro do Comtur -Conselho Municipal de Turismo e colaborador do Codem – Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário