terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Governo paulista vai formalizar a Rota do Café Paulista

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está elaborando um Guia de Rota Turística do Café Paulista com o objetivo de valorizar e promover os produtores paulistas, destacando a sua produção, tipos de produtos, história e modo de vida no campo.
Os interessados em participar do projeto poderão preencher o formulário que está disponível até 10/03 e ajudar a compor o mapa do café no interior paulista. A partir destas informações serão elaboradas as rotas turísticas nas cidades participantes. Para Ivan Evangelista Jr, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Marília – Comtur, esta é uma boa oportunidade para a nossa cidade e toda a região, afinal, estamos no centro das atenções quando se trata de produção de café de boa qualidade. A história de Marília começa com a ferrovia e as culturas cafeeiras, e ao caminhar pelas ruas da cidade ainda é possível observar as estruturas dos grandes galpões e depósitos onde os grãos eram armazenados e beneficiados com destino ao Porto de Santos. O ato de beber café, hoje, transcende aquela simples atitude de entrar em um dos bares ou restaurantes e pedir uma xícara do produto que aquece corações e revitaliza os sentidos. As novas cafeterias já proporcionam aos seus clientes a experiência de degustar diferentes bebidas, de sentir os aromas e sabores e ainda de poder “passar” o seu café na mesa de serviços.
Plantações, trato e cultura, manejo, colheita, secagem, seleção dos grãos, torrefação e moagem, provação dos tipos de bebidas, dentre outras, são exemplos de experiências que poderão estar inclusas neste roteiro de viagens que remete às nossas origens. Segundo observou Ivan Evangelista, a pesquisa é bem abrangente e busca identificar todos os participantes da cadeia produtiva, até chegar aos pontos de comercialização, seja em grãos, moído ou servido nas mesas. O Comtur e a Secretaria Municipal de Turismo solicitam a participação efetiva dos comerciantes locais com vistas a conseguir o maior número de respostas e a inserção da cidade no roteiro que está em fase de elaboração. Em Marília destaca-se o turismo de negócios, seguido do turismo de aventuras, com trilhas de ciclismo e opções no turismo rural, sendo o Museu de Paleontologia um grande captador de público neste conjunto de fatores indutores do turismo receptivo. A diversidade da gastronomia local é muito reconhecida como de alto valor agregado para o setor e o café faz parte dos cardápios. Para responder o questionário acesse: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU3XdFjlAAL42Fbrtd0qxl1HcgsQ3Tuw3L2oGh_foSWl3jUQ/viewform?pli=1 #turismosp

Nenhum comentário:

Postar um comentário