sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Prefeitura lança 1º Festival do Café de Marília em evento no Ciesp
Marília vive “era de ouro” para o turismo, segundo o presidente do Sinhores, Sinval Gruppo
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, realizou na manhã desta sexta-feira (17), na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Ciesp Marília, o lançamento oficial do Primeiro Festival do Café de Marília, que ocorrerá na histórica Fazenda Cascata no dia 1º de novembro.
Dando as boas-vindas e abrindo a cerimônia, o secretário Vitor Gazola afirmou acreditar no empreendedorismo como motor do setor produtivo para atrair investimentos para cidade, gerando emprego e renda. “O governo do prefeito Vinicius Camarinha tem muita credibilidade com a classe produtiva, e o nosso trabalho é valorizar os produtores, comerciantes e prestadores de serviço locais”.
De acordo com o prefeito Vinicius Camarinha, Marília vive hoje três grandes momentos: celebrar um dos pilares da nossa cultura, valorizando nossa história; promoção de turismo que o café proporciona por ser uma das bebidas mais consumidas do mundo; e o conhecimento e o desenvolvimento que acompanham o café. “Esse festival pode virar um grande evento, uma feira do café, e a Prefeitura estará sempre junto dessa iniciativa”. Ainda de acordo com Vinicius Camarinha, se a cidade dá certo, é porque as pessoas apoiam o desenvolvimento. “Estamos em um momento de reconstrução e estou feliz em saber que o turismo da cidade vai prosperar. A cada R$1 investido em turismo, a cidade recebe R$4 de volta”, afirmou.
Ainda durante o evento, o prefeito anunciou que o governo estadual autorizou e a Prefeitura construirá o maior e mais moderno museu de paleontologia do Brasil. “Vamos virar a chave do desenvolvimento de Marília. A cidade está se desenvolvendo porque as pessoas caminham junto com a gente” pontuou Vinicius Camarinha.
O presidente do Comtur, Ivan Evangelista Junior, afirmou que a Prefeitura está abrindo as portas para novas oportunidades. “Agora entregamos essa nova demanda da sociedade, que é o Festival do Café”.
Para o presidente do Sinhores, Sinval Gruppo, um cafezinho acerta qualquer negócio e conversa. “Marília tem café tão bom quanto o restante do Brasil. O prefeito Vinicius Camarinha acredita no turismo, o secretário Vitor Gazola veste a camisa de verdade do turismo, que sempre retorna em investimentos para Marília. Estamos vivendo uma ‘era de ouro’ para o turismo de Marília”.
Para o proprietário da Fazenda Cascata, Oswaldo Passos de Andrade, é uma alegria e satisfação participar do 1º Festival do Café. “Meu avô, Bento de Abreu, chegou aqui em 1925, e agora temos essa cidade próspera. Parabéns ao prefeito Vinicius Camarinha pelo trabalho que vem fazendo”.
Após a fala da mesa de autoridades, o secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, apresentou o projeto do Festival.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Vinicius Camarinha, do presidente da Câmara, vereador Danilo Bigeschi, do secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Ivan Evangelista Junior, do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Marília (Sinhores), Sinval Gruppo, do proprietário da Fazenda Cascata, Oswaldo Passos de Andrade, além de secretários municipais, vereadores, apoiadores do festival e sociedade civil.
Sobre o 1º Festival do Café de Marília
O evento celebra o centenário da Fazenda Cascata, propriedade que teve papel fundamental na fundação e no desenvolvimento de Marília, e marca também a inserção de Marília e região no programa estadual Rotas do Café, valorizando uma das mais importantes cadeias produtivas responsáveis pelo crescimento econômico e cultural local e regional.
Com uma programação completa para toda a família, o Festival do Café terá início às 10h e seguirá até as 18h, reunindo produtores de café, artesãos, baristas, palestrantes e atrações musicais. O público poderá desfrutar de praça de alimentação com food trucks, produtos artesanais, brinquedos infláveis, exposição de tratores e fotos, além de palestras e demonstrações sobre o universo do café.
Segundo o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, “o Festival valoriza a cadeia produtiva do café, fomenta o turismo e o lazer, difunde conhecimento, história e cultura, além de fortalecer a identidade e o desenvolvimento regional”.
O evento é uma realização da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio de diversos parceiros: Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), Apta Regional de Marília (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios / Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), Ciesp, Sebrae, Fatec Marília, Adipa (Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos), Secretaria Municipal da Cultura e Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A entrada é gratuita, com doação voluntária de 1 kg de alimento para o Fundo Social de Marília.
Fonte: release da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário