segunda-feira, 29 de setembro de 2025

A história do Pão com Ovo do distrito de Avencas

Pratos que representam a identidade da gastronomia local
Boa parte dos pratos típicos mais tradicionais têm sua origem ligada a personagens ou a histórias e fatos que levaram pessoas a ter uma ideia empreendedora e se tornarem ponto de referência no turismo receptivo. Na rua principal do distrito de Avencas, distante 22 Km de Marília, vamos encontrar um destes casos em que a necessidade, a atitude e o público, se encontraram em uma das esquinas mais famosas do pequeno distrito.
Duas irmãs, Andréia e Silvana, da tradicional família Gambini, há mais de 11 anos decidiram instalar uma pequena padaria. Até então não havia outra opção e num dos cômodos da casa da mãe improvisaram a produção e iniciaram as vendas. Foi sucesso e aos poucos ampliaram as opções com bolos, biscoitos e quitutes. Tudo no estilo bem caseiro, aquela coisa de receita de vó, que vai passando as gerações e mais o incremento da criatividade da dupla. Avencas tem pouco mais de 1.000 habitantes, é cercada por propriedades rurais que hoje se dedicam a produção do amendoim. Já foi terra da melancia, fruta que levou a realização de grandes festas no distrito, atraindo pessoas de toda a região, com muita música, barracas, e o concurso que desafiava quem conseguia chupar mais melancias. É também caminho de passagem obrigatória pela história de Marília e de toda a região. Desde os primórdios o movimento de máquinas e de caminhões transportando diferentes produtos agrícolas sempre foi intenso. Ao caminhar pelas ruas vemos nas fachadas marcas dos pioneiros comerciantes, e nos pequenos botecos que ainda guardam características singulares. São construções simples e paisagens que nos transportam para o passado. Detalhe importante: Avencas é rota de passagem dos praticantes do ciclismo, dos jipeiros e colecionadores de aventuras, adeptos do turismo rural e curtem andar pelas vicinais e de quebra conhecer paisagens incríveis.
É lá que você vai encontrar o famoso PÃO COM OVO que representa a mais típica gastronomia popular local. Contam as irmãs que o sucesso do lanche é um daqueles episódios em que a gente pode dizer que mirou na lua e acertou as estrelas. O negócio principal inicial era vender pães e bolos para a comunidade local nos horários mais rotineiros, o café da manhã e o café da tarde. Mas como foi que o Pão com ovo chegou neste enredo? – Certo dia encostou na padaria um ciclista que fazia o trecho e pediu um lanche. Não era costume fazer lanche porque a maioria dos habitantes locais comprava o pão, a mortadela fatiada, o queijo, ou outro tipo de frios e levava para casa. Com a resposta “lanche a gente não faz” o ciclista insistiu e perguntou: mas nem um pão com ovo? - Ah, isso a gente pode fazer! E conta a história que ele comeu o melhor lanche de pão com ovo da sua vida. Foi uma experiência tão boa e um sabor tão especial que ele passou a divulgar para os amigos e a panificadora Gambini passou a ser ponto de parada obrigatória nas pedaladas.
O trecho Marília – Avencas está se tornando uma das principais vias do turismo receptivo local. A sede do automóvel clube de Marília está logo no início do trajeto, depois vem o Mosteiro da Divina Misericórdia que integra o turismo religioso regional e ao lado do Mosteiro foi plantado um vinhedo, que anuncia para breve o início de atividades de uma vinícola e mais a instalação de um resort com praia artificial de água doce.
Seguindo em frente temos a Serra de
Avencas com toda sua beleza, ladeada por dois vales imensos e o portal instagramável da Rota das Capelas, trecho que tem mais de 110 Km de percurso na região e finaliza no Mosteiro.
A receita do pão com ovo que levou o Comtur a certificação como Prato Típico de Marília da gastronomia local e integrante da Rota das Capelas é das mais simples: pão produzido na padaria artesanal local, ovo estralado, no ponto e com a consistência que dá o toque especial, valorizando a crocância do pão, mais o queijo derretido e os temperos especiais das irmãs, incluindo a simpatia da acolhida, os sorrisos e a disposição de sempre atender clientes de uma forma toda especial. *Pesquisa e relato elaborado pelo Comtur-Marília e pela Comissão dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da cidade de Marília - COREH, com a finalidade de valorizar e resguardar as tradições culturais e gastronômicas locais. Por Ivan Evangelista Jr, presidente do Comtur Marília e membro da Coreh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário