quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

As ilhas de prosperidade e o empreendedorismo


O retorno às aulas é uma marco histórico na economia local, mas há outros indicadores que precisamos observar. Neste final de semana, lendo os classificados dos jornais, notei que as coisas estão acontecendo em ritmo mais acelerado e com boas perspectivas para o futuro.
O conjunto de ofertas de vagas publicadas é expressivo e diferenciado. Um retrato bem atualizado das mudanças pelas quais a cidade vem passando e, também, reflexo que as empresas estão crescendo, estão contratando mais, porém, estão mais exigentes na seleção e na contratação. Qualidade no atendimento somada à competência profissional são pré-requisitos de seleção.
Isto mostra o quanto a qualificação profissional está em alta e que as boas vagas e oportunidades aguardam o contato de pessoas e profissionais mais bem preparados.
Vale registrar uma outra observação que aponta para novos horizontes, com mais desafios e oportunidades. Falo da construção dos novos núcleos habitacionais que estão direcionados para as classes C e D, cuja comercialização é contemplada pelo financiamento do Programa "Minha Casa, Minha vida".
Perto do Campus Universitário, está em construção um destes núcleos. Fala-se em 1.000 trabalhadores, divididos em três turnos, ritmo acelerado para a entrega da obra. Mas além disso, o que conta é a transformação que vai ocorrer quando estes imóveis estiverem ocupados por famílias, com 4 ou 5 integrantes, em média, somando uma renda conjunta entre R$ 1.800 a R$ 3.000, no mínimo, comprando e utilizando serviços do próprio bairro, principalmente os de primeira necessidade.
Ouvi dizer também que terrenos vagos próximos a estes novos condomínios chegaram a duplicar de valor, é a perspectiva de novos empreendimentos se aproximando. Farmácias, lanchonetes, pequenas lojas de comércio varejista dos ramos de vestuário e alimentos, pet shops, salões de beleza, fornecedores de água mineral, de gás, de carvão, de bebidas geladas, lava - rápido, loja de materiais de construção, postos de gasolina, academias de ginástica, padaria, enfim, tudo aquilo que geralmente deixamos para resolver de última hora devido a correria do dia. Mais próximo e mais rápido, melhor.
São os chamados pequenos gastos do dia-a-dia, despesas estas que somadas representam valores que impressionam e justificam novos investimentos bem administrados.
Próximo da Igreja São Judas Tadeu, há outro empreendimento de apartamentos populares já em fase bem avançada. A mesma realidade se apresenta na rua Santa Helena, proximidades do Bosque Municipal.
A paisagem urbana está se transformando e de alguns pontos estratégicos da cidade, já é possível apreciar as novas construções.Há um rio de oportunidades passando em cada um destes bairros.
As imobiliárias podem organizar equipes para fazer o levantamento dos terrenos que rodeiam estas ilhas de prosperidade e prospectar novos negócios, assim ganham a atenção de novos clientes e a tão sonhada fidelização.
Há de se pensar ainda em como atender públicos diferentes, como por exemplo, as crianças que chegam com estas novas famílias instaladas. Mais escolas, mais berçários, mais áreas de lazer, mais espaços para eventos.
Um passo a mais na visão de futuro e chegamos aos idosos, grupo especial, com demandas específicas, principalmente na área da saúde. Mas é sabido que os grupos chamados da "terceira idade" são também os responsáveis por boa parte da movimentação econômica.
São pessoas com aposentadoria regular, dinheiro que cai na conta todo mês; gostam de se divertir, de cuidar da saúde, de se relacionar e fazer novos amigos, de frequentar espaços e empresas que tenham uma certa especialização nas suas necessidades.
Diante de tantas evidências e oportunidades, quem tem a veia do empreendedorismo já deve estar se mexendo, afinal, é para ontem.
Pesquisa, planejamento, plano de negócio, estudo de viabilidade econômica e financeira e mãos a obra.
Quem sabe, faz a hora e não espera acontecer.
E os classificados, como ficam? Só tendem a aumentar o número de vagas. Cursos técnicos ou profissionalizantes, são a bola da vez, bem como os cursos superiores de tecnologia. A curto prazo são soluções práticas e muito viáveis, com retorno certo do investimento.
A longo prazo, cursos de Administração, cursos na área da Informática e da Computação ou a maior especialização em cursos de pós-graduação, vão fazer o diferencial competitivo dos potenciais candidatos.
O sucesso não ocorre por acaso, mas alinhar as velas com os ventos fortes que sopram, ajuda, e muito.

Ivan Evangelista Jr
Gerente de marketing e Chefe de Gabinete do
Univem, especialista em Marketing e Negócios Estratégicos.
Publicado também no Jornal da Manhã, edição 02/02/2011

Um comentário: