quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Marília vai certificar pratos típicos da gastronomia

Tradições, saberes e receitas que foram criadas ou incrementadas por empreendedores atuantes em vários segmentos passam a ter uma identidade ainda mais próxima com a cidade.
O Comtur - Conselho Municipal de Turismo de Marília, aprovou na reunião ordinária do mês de agosto a Certificação dos Pratos Típicos que representam a gastronomia mariliense. As receitas originais, fotos, entrevistas e depoimentos e até mesmo as homenagens recebidas ao longo dos tempos compõem uma grande vitrine cultural e de ancestralidades que poderão ser mais conhecidas do público em geral. Para a comunidade local e para os turistas os “registros de identidade” passam a ser uma boa dica de roteiro no meio urbano. Ao sentar-se à mesa e pedir aquele prato ou lanche o cliente poderá acessar sites de informações que contam a história do que vai consumir. Todo este trabalho visa fortalecer a presença e participação de Marília na “Rota dos Cafés de SP” e na “Região Turística do Alto Cafezal”, dois programas do governo estadual que promovem os empreendedores e empreendimentos do turismo receptivo no interior paulista. É sabido que a fundação da cidade de Marília e todo o desenvolvimento inicial se deu em torno do avanço da ferrovia para a esta região e das grandes propriedades produtoras de café. Neste contexto das certificações estão contemplados não somente pratos, assim como, histórias e saberes, ancestralidades e outros fatores que possam de alguma fortalecer as conexões dos atores com a Cadeia Produtiva Local do Turismo de Negócios que está em fase de análise e aprovação pelo governo estadual, tendo como gestora e entidade proponente inicial a ADIPA – Associação das Indústrias Produtoras de Alimentos .
Serão três tipos de certificações: Prato Típico da cidade de Marília; Empresa e/ou empreendedor que integra a Cadeia Produtiva do Turismo receptivo local; e a terceira Empresa/empreendedor que integra a Cadeia Produtiva da “Rotas do Café de São Paulo” e da “Região Turística do Alto Cafezal.” Nas próximas publicações você confere os pratos que já estão cadastrados e devidamente autenticados e em breve vão receber o certificado do Comtur Marília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário